O Aston Villa foi vendido a um grupo chinês, propriedade de Tony Jiantong Xia, num negócio a rondar os 86 milhões de dólares (76,5 milhões de euros), anunciou hoje o clube de futebol de Birmingham.

Na sequência de uma época desastrosa, em que só somou três vitórias em 38 jogos, o Aston Villa não conseguiu manter-se na 'Premier League', sendo relegado para o 'Championship' (segundo escalão), o que não desencorajou Jiantong Xia a investir no clube.

O proprietário do clube, Randy Lerner, cuja base de negócios é nos Estados Unidos, já o tinha tentado vender nos últimos dois anos e só agora conseguiu arranjar um comprador depois de baixar significativamente o preço que pedia para 76,5 milhões de euros.

“O Aston Vila tem o prazer de anunciar ter chegado a acordo para a venda de cem por cento das ações de Randy Lerner para o grupo Recon, propriedade de Tony Jiantong Xia, venda essa que está sujeita a aprovação da 'Premier League' e da Liga de futebol”, informou o clube em comunicado.

Uma vez consumada a aprovação da venda por esses dois organismos, bem como dos membros do novo conselho de administração, de acordo com os regulamentos em vigor, Jantong Xia tornar-se-á novo presidente do Aston Villa.