Os clubes da Liga inglesa de futebol vão poder prolongar os contratos dos seus jogadores que terminem em 30 de junho, a fim de terminar a temporada 2019/20, suspensa devido à pandemia de COVID-19.
"Foi alcançado um acordo para que clubes e jogadores possam estender os contratos para lá de 30 de junho, até ao final da temporada", informou hoje a Premier League, em comunicado.
Vários jogadores, como o brasileiro Willian, do Chelsea, ou e o belga Jan Vertonghen, do Tottenham, de José Mourinho, terminam o contrato em 30 de junho, sendo que os clubes têm até ao dia 23 desse mês para chegarem a acordo com os vários atletas nessa situação.
"Decidimos garantir que os clubes possam terminar a temporada com a mesma equipa que tinham antes da suspensão da competição", sustentou Richard Masters, presidente executivo da prova.
Durante o dia de hoje, a Premier League encerra os contactos com o governo, a polícia e a federação inglesa, e, na próxima segunda-feira, os clubes votarão para dar ‘luz verde’, ou não, ao plano de reinício da Liga.
As autoridades pretendem que o campeonato inglês volte em 12 de junho e esta segunda-feira as 20 equipas da competição decidiram que querem jogar nos seus próprios estádios e não em campos neutros, apesar de os desafios serem à porta fechada.
A Premier League foi suspensa em 13 de março, quando estavam decorridas 29 jornadas.
O Liverpool, que não vence a prova desde 1990, lidera o campeonato de forma isolada e com larga vantagem sobre a concorrência.
Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.
Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. O Reino Unido totaliza 33.186 mortos e cerca de 230 mil casos de infeção confirmados.
O Reino Unido é um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, registando 33.614 mortos em cerca de 233 mil casos.
Comentários