Deco deve abandonar o Chelsea no final da época e vai regressar ao Brasil. O médio luso-brasileiro de 32 anos não revelou no entanto se vai regressar ao Brasil para jogar num clube ou dedicar-se à sua escola de futebol.

Em declarações ao Sunday Times, Deco revelou a sensação de quem está prestes a terminar a sua carreira.

“No futebol deve-se conseguir alguma coisa enquanto se é jovem, tentar permanecer o mais tempo possível e, depois, é o fim. Vai ser estranho abandonar o Chelsea” disse Deco.

A carreira de futebolista é curta e diferente das outras profissões. Para Deco, a carreira de futebolista está limitada pela idade uma vez que não é possível ser-se futebolista para sempre. O médio de 32 anos parece estar a preparar a despedida dos relvados depois de várias conquistas.

 “O meu amigo Mike, que é médico no Brasil, já me disse que um dia terminarei como futebolista, mas que ele nunca deixará de ser médico. Na maioria das profissões não se torna por exemplo, ex-engenheiro ou ex-dentista, constrói-se a carreira de forma progressiva, no sentido de fazer cada vez melhor. Um futebolista não pode fazer esse trajecto.”