Após 13 triunfos seguidos, o Chelsea de Antonio Conte voltou a sentir o sabor da derrota na Liga Inglesa ao perder com o Tottenham por 2-0. A equipa do treinador italiano estava atrás de um recorde com mais de dez anos imposto pelo Arsenal, mas acabou por ficar a apenas um triunfo de igualar a marca de Arsène Wenger em 2002/3.

O causador do fim da série vitoriosa foi um jovem médio de 20 anos que é visto em Inglaterra como a próxima estrela em ascensão do futebol britânico: Delle Alli.

O jogador do Tottenham foi o autor dos dois golos na sequência de desatenções da defensiva dos 'blues'. Em ambos os casos, Delle Alli elevou-se para cabecear para o fundo da baliza.

Em pleno processo de afirmação no Tottenham e na seleção inglesa, Delle Alli passou do modesto MK Dons para os 'spurs' e, no espaço de dois anos, tornou-se num dos jogadores mais influentes da equipa de Maurício Pocchetino.

Na primeira temporada em White Hart Lane, Alli esteve presente em 46 jogos do Tottenham marcando 10 golos. Esta época, o médio melhorou consideravelmente as suas estatísticas. Em 25 encontros disputados esta temporada já ultrapassou a marca de tentos do ano passado. A veia goleadora de Delle Alli tem vindo ao de cima e os dois golos marcados frente ao Chelsea fizeram o 'hat-trick’ de bis marcados, isto é, nos últimos três jogos, Delli Alli marcou por três vezes dois golos num só encontro (Chelsea, Watford e Southampton) depois de já ter marcado ao Burnley.

Estrela 'made in' MK Dons

Bamidele Jermaine Alli chegou ao MK Dons no lote de jogadores de 14 anos com um sonho de um dia ser profissional de futebol. O desenvolvimento enquanto jogador foi feito em todos os escalões da formação da equipa inglesa. Em Milton Keynes, cidade natal do MK Dons, Badimele tornou-se Delle e passou pelos sub-16 e sub-18 antes de se juntar à equipa principal do clube em 2012/13. Na primeira aventura com o plantel sénior fez apenas sete jogos, mas conquistou um lugar nos escolhidos para a temporada seguinte.

Com efeito, 2013/14 marca o início da ascensão que o levou do terceiro escalão a ser decisivo no dérbi de Londres da Premier League. Sob a alçada de Karl Robinson, o técnico que o lançou, Delle Alli, de 18 anos, ganhou a titularidade e cumpriu três temporadas no total com o MK Dons nas divisões inferiores. Feitas as contas, foram seis anos de Milton Keynes, 88 jogos e 24 golos marcados antes de rumar a White Hart Lane.

Dele Alli assinou pelo Tottenham em fevereiro de 2015, numa transferência que ficou registada por 6 milhões de euros. Apesar de estar contratado pelos 'spurs' acabou o resto da temporada no MK Dons. Em Londres, o médio foi um dos pilares da formação londrina na boa campanha realizada em 2015/16 e esteve presente no Euro 2016. Esta temporada cimentou ainda mais a sua posição e é uma das referências da equipa orientada por Maurício Pochettino