Inglaterra ameaça dominar as finais europeias de clubes esta temporada. Quatro equipas inglesas podem disputar as finais da Liga dos Campeões e Liga Europa em 2020/21, algo que vem demonstrar o poderio das formações da Premier League.

Na Liga dos Campeões, o Chelsea de Thomas Tuchel empatou 1-1 com o Real Madrid em Espanha, na 1.ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões. No Estádio Alfredo Di Stéfano, casa temporária do Real Madrid enquanto o Bernabéu está em obras, os Blues dominaram o encontro e foram superiores, o que deixa boas perspetivas para o segundo jogo em Londres.

Na outra meia-final da Liga dos Campeões o Manchester City foi vencer em França o Paris Saint-Germain, vice-campeão europeu. Os 'Citizens' começaram a perder mas uma segunda parte de grande nível permitiu-lhes ganhar vantagem para a segunda-mão. Se City e Chelsea eliminarem PSG e Real Madrid, teremos uma final de Champions 100 por cento inglesa.

Na época passada, os quartos de final foi o mais longe que os ingleses conseguiram alcançar. O City, única equipa em prova nos 'quartos', foi eliminada pelo Lyon. Chelsea, Tottenham e Liverpool tinham sido eliminados por Bayern Munique, RB Leipzig e Atlético Madrid, respetivamente, nos oitavos de final da prova.

Em 2018/2019 tivemos uma final de Champions 100 por cento inglesa, com o Liverpool a derrotar o Tottenham por 2-0 no derradeiro encontro. Nesse ano, haviam quatro equipas da Premier League nos quartos de final: O Tottenham eliminou o Manchester City, o Liverpool afastou o FC Porto e o Manchester United foi derrubado pelo Barcelona.

Na Liga Europa é quase certo que o Manchester United estará na final, depois de golear a AS Roma por 6-2 em casa na primeira-mão das meias-finais. Os Red Devils foram superiores a todos os níveis e só um milagre evitará a eliminação da equipa de Paulo Fonseca. Na outra meia-final o Arsenal perdeu 1-2 com o Villarreal em Espanha mas pode retificar o resultado em casa na segunda-mão.

Na época 2019/2020 da Liga Europa, o Manchester United foi o último clube a ser afastado, ao perder nas meias-finais com o Sevilha, que viria a levantar o troféu. Na temporada anterior, em 2018/2019, houve uma final inglesa na Liga Europa, ganha pelo Chelsea ao Arsenal por 4-1.

Em 2017/18, o Arsenal foi até às meias-finais mas foi afastado pelo Atlético Madrid, vencedor do troféu nessa época. Em 2016/2017 Mourinho guiou o Manchester United ao título nesta Liga Europa, após vencer o Ajax.

Se o Manchester City sagrar-se campeão europeu e inglês, e o Arsenal vencer a Liga Europa, Inglaterra poderá ter cinco equipas na Champions na próxima época. Neste momento os Citizens lideram a Premier League com 10 pontos de vantagem sobre o rival Manchester United e estão à beira do título. O Arsenal é 10.º com 46 pontos, a 12 do Chelsea, a primeira equipa em zona Champions.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.