O Fulham somou no passado fim de semana a segunda derrota consecutiva na Premier League, ao perder por 3-0 na receção ao líder, o Arsenal, depois de ter também saído derrotado por 3-2 na visita ao terreno do Brentford uma semana antes. Coincidência (ou não) João Palhinha falhou os dois encontros, por castigo.

Efetivamente, a própria Premier League dá, esta segunda-feira, conta de números que confirmam a importância que o médio internacional português tem no conjunto orientado por Marco Silva.

É que Palhinha falhou, até à data, três dos 27 jogos que o Fulham disputou na Liga inglesa em 2022/23 e os cottagers...saiu derrotado desses três encontros. Em contraste, o Fulham só perdeu sete dos 24 jogos em que o antigo jogador do Sporting alinha na Premier League. A média de pontos por jogo é, portanto, de 0 sem Palhinha em campo e de 1,6 com ele em campo.

Também os números da média de golos sofridos por jogo na Premier League pelo Fulham atestam a preponderância de Palhinha: 1,1 solos sofridos por jogo com o médio defensivo luso em campo, , 3,3 sem ele.

Números que levam os canais digitais da Premier League a concluírem, sobre Palhinha: "Uma grande baixa para o Fulham".

E a tendência vai para além da Premier League. É que no outro único jogo que Palhinha não esteve em campo esta época pelo Fulham, na 2.ª eliminatória da Taça da Liga, ainda numa fase prematura da temporada, o conjunto londrino também perdeu (2-0 com o modesto Crawley Town). Quer isto dizer que esta época o Fulham disputou, no conjunto de todas as provas, 32 jogos e perdeu 11: sem Palhinha jogou quatro e perdeu quatro, com Palhinha jogou 28 e perdeu sete, ganhando o dobro.

Contratado ao Sporting no início da época a troco de 20 milhões de euros, Palhinha marcou quatro golos nos tais 28 jogos que já disputou pelo Fulham (27 dos quais como titular).