Há um ano atrás, a 30 de janeiro de 2020, os ingleses do Manchester United confirmaram a contratação de Bruno Fernandes ao Sporting. Um ano depois, o médio português é uma peça fundamental na equipa de Ole Gunnar Solskjaer e já conquistou os adeptos ingleses com uma caminhada que tem sido de sonho, como o próprio admitiu recentemente.
52 jogos depois da chegada, Bruno Fernandes já marcou 28 golos e tem uma longa lista de elogios por parte de colegas, treinadores e antigos jogadores do Manchester United, bem como de outros clubes.
Em Inglaterra, ninguém consegue ficar indiferente ao talento do médio português. No final da temporada 2019/2020, Bruno Fernandes foi eleito como o melhor jogador do Manchester United na época de 2019/2020 pelos adeptos dos 'red devils', garantindo desta forma o prémio 'Matt Busby'.
O internacional português 'pegou de estaca', e teve um impacto significativo na melhoria de resultados conseguida pelo United. Impacto reconhecido pelos adeptos, que por várias vezes o elegeram como jogador do mês, mais concretamente em fevereiro, março, junho e agosto.
Já esta época, com 30 jogos e 16 golos, Bruno Fernandes tem ajudado o Manchester United a segurar o 2º lugar da Premier League, na qual está a apenas um ponto do líder Manchester City.
Boavista, Itália e...Sporting
Produto das camadas jovens do Boavista, de onde saiu ainda muito jovem para o futebol italiano e para o Novara, antes de se mudar para a Udinese, Bruno Fernandes chegou a Alvalade proveniente da Sampdoria, onde em 2016/2017 tinha realizado cinco golos em 35 jogos.
Chegado de Itália, Bruno Fernandes assinou com o Sporting a 27 de junho de 2017, ainda com Bruno de Carvalho na liderança do clube e com Jorge Jesus ao comando da equipa técnica da equipa de Alvalade.
A Sampdoria recebeu 8,5 milhões de euros e o jogador ficou blindado com uma cláusula de 100 milhões de euros.
Muitos golos de 'verde e branco'
Na época de estreia de 'leão ao peito', Bruno Fernandes realizou 56 jogos, fazendo o gosto ao pé por 16 vezes, a primeira das quais diante do Vitória de Guimarães, a 9 de Agosto de 2017, numa temporada que acabaria por ficar marcada pelo ataque à academia de Alcochete. O médio chegou a avançar para a rescisão unilateral do contrato, mas foi 'resgatado' por Sousa Cintra para continuar em Alvalade.
Seguiu-se, então, uma temporada brilhante em 2018/19, com as conquistas da Taça da Liga e da Taça de Portugal e 32 golos marcados em 53 partidas. Números que permitiram mesmo a Bruno Fernandes tornar-se no médio com mais golos marcados numa só temporada na história do futebol europeu.
O craque superou Frank Lampard e Alex, antigo jogador do Fenerbahce, numa autêntica época de sonho para o jogador português.
Sexto jogador português a representar o United, terceiro vindo do Sporting
Despediu-se do Sporting com 137 jogos pelo clube, 63 golos marcados e três troféus conquistados: duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal. Tornou-se no sexto jogador português a representar o Manchester United, depois de Cristiano Ronaldo, Nani, Bebé, Diogo Dalot e Joel Pereira.
Cristiano Ronaldo foi o primeiro, contratado ao Sporting no início da temporada de 2003/04. Esteve cinco temporadas na turma de Manchester e ficou para sempre na história do clube: disputou 292 jogos, marcou 118 golos e conquistou uma Liga dos Campeões, um Campeonato do Mundo de Clubes, três títulos de campeão inglês e uma Taça de Inglaterra, entre outros troféus.
O segundo português a jogar no mítico emblema de Manchester também veio do Sporting, Nani foi contratado aos 'leões' em 2007/08, marcando 40 golos em 230 jogos e conquistando uma Liga dos Campeões, um Campeonato do Mundo de Clubes e quatro Ligas inglesas, para além de várias Taças da Liga e Super Taças.
O português que se seguiu nos 'red devils' não teve tanto sucesso. Contratado ao Vitória de Guimarães em 2010/11, Bebé só esteve uma época na equipa principal do United. Ainda assim, marcou dois golos em sete jogos.
Os restantes dois portugueses que já envergaram o emblema de Old Trafford ainda fazem parte dos quadros do clube e vão ser colegas de Bruno Fernandes. O guarda-redes Joel Pereira encontra-se emprestado ao Huddersfield Town, depois de fazer parte da sua formação no United, onde soma apenas três jogos pela equipa principal, e Diogo Dalot, que está época foi cedido aos italianos do AC Milan. Contratado ao FC Porto em 2018, totaliza 35 jogos pela formação principal do conjunto de Manchester.
Comentários