Hélder Costa perdeu fulgor nas escolhas do treinador Nuno Espírito Santo e já era esperado que deixasse o Wolverhampton. Esta quarta-feira, o Leeds United anunciou a contratação do internacional português.

O médio de 25 anos foi cedido por empréstimo do Wolverhampton por um ano, mas com uma cláusula de compra obrigatória para o Leeds.

"O acordo de um ano de empréstimo será definitivo no próximo verão, por uma verba não revelada. O jogador de 25 anos aceitou um contrato de quatro anos, que vigorará até ao verão de 2024", refere o Leeds no seu site oficial.

Hélder Costa fez toda a formação no Benfica, clube pelo qual chegou a jogar na equipa B, fazendo ainda em 2013/14 um jogo no conjunto principal, na Taça da Liga.

Na temporada seguinte, o jogador foi emprestado ao Deportivo da Corunha, antes de ser novamente cedido, em 2015/16, ao Mónaco, do qual saiu para o Wolverhampton, clube que acabaria em 2017 por negociar a título definitivo Hélder Costa com o Benfica.

Na última época, com Nuno Espírito Santo, Hélder Costa participou em 29 partidas pelo Wolverhampton, marcando dois golos. O jogador, de 25 anos, tem contrato por mais dois anos com os Wolves.

A mudança para o Leeds implica o regresso de Hélder Costa, que foi internacional português em uma ocasião, ao ‘Championship’, o segundo escalão inglês.

A equipa ficou na última época à ‘porta’ da ‘Premier League’, ao ser terceira na fase regular, atrás dos promovidos Norwich e Sheffield United, e disputou um ‘play-off’ com as equipas até ao sexto lugar, perdendo nas meias-finais com o Derby County.

O ‘play off’ de promoção acabou por colocar ainda no principal campeonato o Aston Villa.

*Artigo atualizado