O futebolista Erling Haaland, do Manchester City, tornou-se hoje o melhor marcador numa só época na Premier League, desde a criação da prova em 1992, com o 35.º tento, na vitória sobre o West Ham (3-0).

O ponta de lança internacional norueguês, de 22 anos, tinha igualado o registo dos ingleses Alan Shearer e Andy Cole no domingo, com o 34.º golo na edição 2022/23, tendo agora imposto um novo recorde, ao marcar o segundo tento dos 'citizens’, aos 70 minutos, no jogo em atraso da 28.ª ronda.

Cole e Shearer marcaram 34 golos ao serviço do Newcastle, na temporada 1993/94, e Blackburn Rovers, em 1994/95, respetivamente, numa altura em que a prova tinha 42 jornadas, e não as atuais 38.

O recorde absoluto de golos marcados numa temporada no campeonato inglês pertence a Dixie Dean, autor de 60, em 1927/28, com a camisola do Everton.

O golo marcado hoje frente aos 'hammers' foi o 51.º de Haaland na presente temporada contabilizando todas as competições.

No final do jogo, o norueguês teve direito a uma celebração especial com os colegas de equipa:

Guardiola também não esqueceu o feito do seu jogador e lembrou o início mais conturbado:

"Lembro-me que, quando perdemos contra o Liverpool, na Supertaça de Inglaterra, diziam que ele não se ia adaptar à Premier League! Não sabemos o que vai acontecer, e o dia de hoje é um bom exemplo disso, já que, na primeira parte, ele não esteve muito envolvido no jogo", atirou em conferência de imprensa, depois citado pelo Manchester Evening News.

O City recuperou a liderança da Premier League, somando agora 79 pontos, mais um do que o Arsenal, segundo colocado, sendo que o conjunto comandado por Pep Guardiola, em que alinham os portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva, tem menos uma partida do que os 'gunners'.