O Leicester City cumpriu o ‘conto de fadas’ ao sagrar-se campeão de Inglaterra, mas, em parte, a conquista do título deve-se às Ilhas Faroé. Para entender como é que uma seleção do norte da Europa foi capaz de influenciar a equipa inglesa é preciso regressar à qualificação para o Campeonato da Europa de França.

Na altura, Claudio Ranieri estava no comando técnico da seleção da Grécia. A equipa helénica lutava para conseguir o apuramento para o euro num grupo em que estavam as Ilhas Faroé. Nos dois embates entre as duas equipas, o conjunto do norte da Europa saiu vitorioso na duas situações.

O ‘desaire’ perante uma equipa de menor dimensão acabou por ser demasiado para a federação grega. Claudio Ranieri demitiu-se e saiu do comando técnico da Grécia. De seguida, a história já é conhecida. O técnico italiano foi contratado pelo Leicester City e foi o homem do leme da conquista do primeiro título dos ‘foxes’.

Ao longo de 20 anos, a equipa das Ilhas Faroé tem vindo a acrescentar capítulos à sua curta história no mundo do futebol. Atualmente, ocupam a 110ª posição do ranking da FIFA. Esta segunda-feira, a formação do norte da Europa enfrenta os campeões da Europa na qualificação para o Campeonato do Mundo. Depois de ter vencido a Letónia, as Ilhas Faroé querem continuar a onda de bons resultados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.