Adnan Januzaj, um jovem belga de apenas 18 anos, evitou hoje a terceira derrota consecutiva do Manchester United na liga inglesa de futebol, bisando na vitória por 2-1 no campo do Sunderland, o "lanterna vermelha".

Pela primeira vez a titular dos "red devils", Januzaj acabou por ser a figura do jogo, ao virar uma desvantagem para uma vitória pela margem mínima e atenuar um pouco o mau momento do campeão em título.

Craig Gardner aproveitou um erro da defesa do United e adiantou o Sunderland logo aos cinco minutos de jogo.

Com exibições menos conseguidas das estrelas Wayne Rooney e Robin Van Persie foi o jovem Januzaj - contratado há dois anos por Ferguson para as camadas jovens - a faturar o empate, aos 55 minutos, a passe do francês Patrice Evra.

Volvidos cinco minutos Januzaj fez o segundo golo, a concluir um centro da direita do português Nani, e evitou assim novo "passo em falso" do clube campeão inglês.

Apesar de ter nascido em Bruxelas, Januzaj tem recusado ser internacional belga nas camadas jovens, afirmando que pretende fazer a sua carreira de seleção pela Albânia.

Nani foi titular e saiu aos 76 minutos, substituído por Danny Welbeck, quando Moyes pretendeu refrescar o ataque para segurar a vantagem no marcador.

Em Anfield Road, o Liverpool subiu à liderança provisória da prova, depois de vencer o Criystal Palace, em jogo por 3-1.

O período menos bom dos "reds" em setembro parece estar ultrapassado, o que lhes permite segunda vitória consecutiva e somar 16 pontos na competição.

A equipa orientada por Brendan Rodgers adiantou-se aos 13 minutos através do uruguaio Luis Suárez, que regressou à equipa após suspensão de 10 jogos, por morder um adversário.

Volvidos quatro minutos, Daniel Sturridge ampliou o resultado para 2-0 e aos 38 Steven Gerrard, de grande penalidade, ampliou para o 3-0.

Dwight Gayle conseguiu o "golo de honra" do Palace no segundo tempo, período em que o Liverpool podia ter marcado mais, nomeadamente através de um remate ao poste de Sturridge.

Em outros jogos da sétima jornada já disputados, o Newcastle venceu o Cardiff por 2-1, o Fulham bateu o Stoke City por 1-0 e Hull City e Aston Villa empataram a zero. Quanto ao Manchester City, superou o Everton por 3-1.

O líder Arsenal joga domingo contra o West Bromwich Albion, no mesmo dia em que o Chelsea, de José Mourinho, e o Tottenham, de André Villas-Boas, vão estar em ação.

Com os resultados já conhecidos, o Liverpool lidera com 16 pontos, seguido de Arsenal, com 15, Tottenham e Manchester City, com 13. O Manchester United é nono, com 10 pontos.