Rodrigo Bentancur, médio do Tottenham, foi acusado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) esta quinta-feira de uma alegada infração de conduta devido a um comentário feito na TV uruguaia sobre o colega de equipa Son Heung-min.

O internacional uruguaio foi questionado em junho pelo apresentador do programa 'Canal 10' sobre a camisola de um jogador dos Spurs, ao que ele respondeu: "Do Sonny? Pode ser do primo do Sonny também, todos parecem iguais."

A instituição britânica anti-discriminação 'Kick It Out' disse ter recebido um “número significativo” de queixas relacionadas com o comentário. Bentancur pediu desculpa ao internacional sul-coreano e capitão dos Spurs, que disse que o seu colega de equipa "cometeu um erro".

Um comunicado da FA informou que Bentancur foi acusado de uma alegada violação das suas regras em relação a uma entrevista à imprensa.

"É alegado que o médio do Tottenham violou a Regra E3.1 da FA ao agir de maneira imprópria e/ou usar palavras abusivas e/ou insultuosas e/ou trazer descrédito à modalidade. É ainda alegado que tal constitui uma ‘violação agravada’, que é definida na Regra E3.2 da FA, pois incluiu uma referência, expressa ou implícita, à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica.", diz o comunicado.

Bentancur tem até 19 de setembro para responder à acusação.

De recordar que o ex-avançado do Manchester United, Edinson Cavani, foi suspenso por três jogos e multado em cerca de 120.000 euros em 2020 por usar o termo espanhol "negrito" (pequena pessoa negra) numa publicação nas redes sociais.