O Liverpool empatou hoje 0-0 em casa do West Bromwich, na 34.ª jornada da Liga inglesa de futebol, num dia que assinalou os 500 jogos do capitão Steven Gerrard.

Gerrard, 34 anos e internacional inglês, que ganhou quase todos os troféus ao serviço do Liverpool (Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Taça de Inglaterra, Taça da Liga), irá ‘mudar-se’ para os Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.

Hoje, em jogo da Liga, a equipa de Brendan Rodgers até criou muitas oportunidades de golo, mas o empate sem golos deixa tudo na mesma na luta pelos lugares da Liga Europa.

A equipa mantém o quinto lugar na Liga inglesa, com os mesmos pontos de Tottenham (6.º classificado) e mais um em relação a Southampton (7.º), que hoje empataram entre si a 2-2 em casa dos ‘Saints’.

A equipa comandada por Ronald Koeman, com o central internacional português José Fonte a titular, esteve por duas vezes em vantagem, com um ‘bis’ de Graziano Pelle (29 e 65), e das duas vezes os ‘Spurs’ igualaram, Lamela (43) e Chadli (70).

Nesta 34.ª jornada o avançado português Nélson Oliveira, emprestado pelo Benfica, esteve em destaque no triunfo do Swansea (3-2) em casa do Newcastle.

O jogador português marcou o seu primeiro golo na ‘Premier League’, fazendo de cabeça o golo da igualdade, já nos descontos do primeiro tempo, e quando o Newcastle vencia por 1-0, com golo de Ayoze Pérez, aos 20 minutos.

Foi um bom ‘tónico’ para a segunda parte, com o Swansea (8.º) a voltar a marcar por Sigurdsson (49) e Cork (71), restando ao Newcastle reduzir por de Jong (87), num jogo que agravou a incapacidade da equipa da casa.

Os ‘magpies’ (14.ºs) somam sete derrotas consecutivas no campeonato, sendo necessário recuar até 28 de fevereiro para assinalar a última vitória, na 27.ª jornada, em casa com o Aston Villa (1-0).

A jornada inglesa oferece ainda hoje a receção do Manchester City ao Aston Villa, mas o grande jogo está agendado para domingo entre Arsenal e Chelsea, que poderá deixar a equipa de José Mourinho à beira do título.

Os ‘blues’ lideram o campeonato com mais dez pontos do que o Arsenal e quando falta, a ambos, disputarem seis jornadas.

Já Arsenal, com menos um jogo, Manchester United e Manchester City seguem nos segundo, terceiro e quarto lugares, separados por um ponto.