O Liverpool isolou-se hoje no segundo lugar do campeonato inglês de futebol, ultrapassando o Manchester United, treinado pelo português José Mourinho, ao vencer por 2-0 na receção ao Newcastle, em jogo da 29.ª jornada da prova.
O avançado egípcio Mohamed Salah inaugurou o marcador para os anfitriões aos 40 minutos, igualando Harry Kane (Tottenham) no comando dos melhores marcadores, ambos com 24 golos, cabendo ao senegalês Sadio Mane fechar a contagem, aos 55.
O Liverpool não só ultrapassou o Tottenham, que tinha relegado os ‘reds’ para o quarto posto ao vencer horas antes o Huddersfield, igualmente por 2-0, mas também o Manchester United, que passou a ter menos um ponto, apesar de só entrar em ação no domingo, no estádio do Crystal Palace.
Se a equipa treinada por José Mourinho ficou mais pressionada, o Liverpool cumpriu o ‘dever’, a três dias de receber o FC Porto, na segunda mão dos oitavos de final da Liga do Campeões, durante a qual vai gerir a goleada por 5-0 imposta no estádio do líder do campeonato português.
Os ‘reds’ responderam na mesma moeda ao Tottenham, que tinha beneficiado de um ‘bis’ do avançado sul-coreano Heung-Min Son, com golos marcados aos 27 e 54 minutos, para se impor por 2-0 na receção Huddersfield.
Carlos Carvalhal, o outro treinador luso no escalão principal do futebol inglês, obteve o triunfo mais robusto da ronda, até ao momento, ao vencer por 4-1 em casa o West Ham, pelo qual o médio internacional português João Mário não saiu do banco de suplentes.
O Swansea, que chegou a deter uma vantagem de quatro golos e apenas consentiu o golo solitário aos visitantes perto do fim do encontro, deixou a zona de despromoção, subindo do 18.º para o 13.º lugar, em igualdade pontual com o West Ham e o Huddersfield.
Adrien, titular no meio campo do Leicester, e Cedric, totalista na defesa do Southampton, não foram além de empates nas receções ao Bournemouth (1-1) e ao Stoke (0-0), respetivamente, enquanto o West Bromwich afundou-se ainda mais na última posição, ao perder por 1-0 no reduto do Watford.
Comentários