O secretário da cultura britânico, Oliver Dowden, afirmou esta quinta-feira que o governo britânico apoia os planos para o regresso das competições no Reino Unido já no próximo mês.

"O Governo Britânico está a abrir a porta ao regresso em segurança do futebol em junho. Este deve de incluir um amplo acesso da cobertura ao vivo para os fãs e deve de assegurar que os fundos provenientes do recomeço apoiam a família alargada do futebol", disse.

A declaração do governante britânico surge depois de uma reunião com as organizações do futebol inglês em que ficou acordado que "só se seguirá em frente quando for seguro e que a saúde e bem-estar dos jogadores, treinadores e 'staff' vem em primeiro lugar".

"Cabe agora às autoridades acordar e finalizar os detalhes dos seus planos, e existe boa vontade de o fazer pelos fãs, pela comunidade futebolística e pela nação como um todo", concluiu, realçando que o Downing Street e a sua equipa de especialistas continuarão a apoiar as competições na preparação da retoma.

As regras do regresso aos treinos na Premier League
As regras do regresso aos treinos na Premier League
Ver artigo

O próximo passo será autorizar o treino em conjunto, se não houver um novo pico de infetados pelo novo coronavírus no Reino Unido, que é um dos países mais afetados, registando 33.614 mortos em cerca de 233 mil casos.

A 'Premier League' foi suspensa em 13 de março, quando estavam decorridas 29 jornadas.

O Liverpool, que não vence a prova desde 1990, lidera o campeonato de forma isolada e com larga vantagem sobre a concorrência.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. O Reino Unido totaliza 33.186 mortos e cerca de 230 mil casos de infeção confirmados.

*Artigo atualizado às 20h55

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.