O Manchester United perdeu hoje a possibilidade de igualar o City no primeiro lugar da liga inglesa de futebol ao prolongar o seu mau momento no campeonato com uma derrota em casa do Newcastle, por 3-0.

Com a liderança à distância de um triunfo, o United, vindo de uma derrota caseira com o “lanterna vermelha” Blackburn (2-3), tinha pela frente um jogo teoricamente fácil, uma vez que o Newcastle somava um único triunfo nos últimos oito encontros.

Mas na prática, os “red devils” encontraram uns “magpies” mais parecidos com a equipa surpresa do início da temporada do que com a das últimas semanas, autores de um futebol espetáculo que teve o primeiro ponto alto no golo em três toques - passe longo do guarda-redes Krul, prolongamento de cabeça de Shola Ameobi e finalização – de Demba Ba, aos 33 minutos.

Do regresso dos balneários, Yohan Cabaye ampliou a vantagem com um tiro de longe, que Lindegaard só conseguiu ver passar.

O United, com Nani a tempo inteiro e Wayne Rooney de volta depois de ter sido castigado por Alex Ferguson por uma saída na véspera de Natal, partiu em busca do resultado, um esforço inglório que culminou num autogolo de Phil Jones a um minuto do apito final.

Com a terceira derrota da época na mala, os “red devils” conservam o segundo lugar, tendo, no entanto, mais um jogo do que o terceiro, o Tottenham, que tem menos três pontos.

City e United, primeiro e segundo da Premier League, encontram-se no domingo para um jogo da terceira ronda da Taça de Inglaterra.

No outro jogo do dia, que concluiu a 20.ª jornada da Liga inglesa, o Bolton roubou três pontos em casa ao Everton, um resultado precioso para uma equipa que está abaixo da “linha de água”.

Os homens da casa marcaram primeiro, através de Tim Howard, aos 63 minutos, mas deixaram a vitória fugir ao sofrer dois golos em menos de dez minutos: David Ngog assinou o golo do empate (67) e Gary Cahill fechou o resultado, ao fazer o 1-2, aos 78 minutos.