José Mourinho foi hoje punido com uma multa de 12.230 euros por causa dos comentários sarcásticos que teceu após a derrota do Chelsea em Stamford Bridge frente ao Sunderland, para a Liga inglesa de futebol.

O treinador português elogiou ironicamente o árbitro que dirigiu a partida, Mike Dean, estendendo a ironia ao responsável pela arbitragem inglesa.

“Só tenho quatro coisas a dizer: parabéns aos meus jogadores, porque deram o que têm e não têm, parabéns ao Sunderland, por ter ganho, parabéns a Mike Dean pela sua atuação fantástica, e parabéns a Mike Riley [chefe da arbitragem inglesa], porque o que fez durante a época é fantástico para a forma como decorre o campeonato”, disse.

O Chelsea perdeu em casa por 2-1, a 19 de abril último, com o último classificado, comprometendo seriamente as hipóteses de chegar ao título inglês, quando estava numa posição favorável para o alcançar, e pondo termo ao recorde de José Mourinho de 77 jogos em Stamford Bridge sem perder para a Liga.

O treinador português contestou sobretudo um penalti assinalado por Mark Dean, alegadamente cometido pelo lateral direito Azpilicueta sobre o avançado do Sunderland Jozy Altidore.

Na sequência desse lance, Rui Faria, adjunto de Mourinho, protestou veementemente a decisão do árbitro, acabando por ser expulso e, posteriormente, castigado com seis jogos de suspensão.