O futebolista Fabrice Muamba, do Bolton, permanece em estado crítico depois de ter sofrido uma paragem cardíaca no sábado, durante um jogo da Taça de Inglaterra com o Tottenham, que foi suspenso.

«Fabrice Muamba continua em estado crítico nos cuidados intensivos do Centro de Ataque Cardíaco do Hospital London Chest», lê-se num comunicado conjunto do clube e da unidade hospitalar, hoje divulgado.

Na mesma nota, afirma-se que o médio de 23 anos, internacional sub-21 inglês nascido no antigo Zaire, recebeu prolongadas tentativas de reanimação no relvado do estádio White Hart Lane, em Londres, e a caminho do hospital, «onde o seu coração terá começado a trabalhar».

«Como é prática médica normal, Fabrice permanece anestesiado nos cuidados intensivos e assim vai ficar pelo menos 24 horas. O seu estado continua a ser cuidadosamente monitorizado por especialistas de cardiologia», acrescenta o comunicado.

Fabrice foi internado no hospital depois de ter caído inanimado durante o jogo dos quartos de final da Taça de Inglaterra, no terreno do Tottenham. O jogador foi assistido de imediato no relvado, onde foi sujeito a várias tentativas de reanimação, e acabou por ser transportado para fora do campo com uma máscara de oxigénio.

O jogo foi interrompido ao minuto 41, com o resultado em 1-1, e assim ficou durante quase 10 minutos, enquanto Muamba foi assistido e retirado do relvado, após o que o árbitro Howard Webb decidiu suspender o encontro.

O treinador do Bolton, Owen Coyle, que tem estado no hospital a acompanhar a situação, disse hoje ao canal de televisão Sky News que «Fabrice está gravemente doente» e que «as próximas 24 horas serão cruciais».

No comunicado conjunto do clube e do hospital, o técnico transmitiu os «agradecimentos da família pelas muito, muito amáveis mensagens de apoio não só dos adeptos do Bolton, mas de adeptos de clubes de vários clubes do país e do estrangeiro».

Muitos jogadores manifestaram o seu apoio ao jogador através da rede social twitter e o médio da Juventus Andrea Pirlo dedicou-lhe mesmo o golo que marcou no jogo do campeonato italiano contra a Fiorentina (5-0).

Muamba, nascido em Kinshasa, a 6 de abril de 1988, chegou a Inglaterra aos 11 anos, na companhia do seu pai, um refugiado político que fugiu à guerra na República Democrática do Congo, então denominado Zaire.

O médio começou a jogar futebol nas camadas jovens do Arsenal, em Londres, onde iniciou a sua carreira, e passoui depois pelo Birmingham, antes de se fixar no Bolton em 2008, tendo representado a seleção inglesa de sub-21 em diversas ocasiões.