A Premier League vai discutir, esta sexta-feira, a possibilidade de retomar a competição, numa reunião em que nove clubes vão propor que a prove termine antes de 30 de junho, avança a imprensa inglesa.

Dirigentes da Premier League já anunciaram que a competição, interrompida em meados de março devido à pandemia de coronavírus, não voltará até que "seja seguro e apropriado fazê-lo".

Severamente afetado pela COVID-19, com quase 14.000 mortes, o Reino Unido anunciou esta quinta-feira o prolongamento por mais três semanas do confinamento, estabelecido em 23 de março.

Nove clubes da Premier estariam a favor da conclusão do campeonato antes do final de junho, de acordo com o 'Daily Mirror', com o objetivo de evitar complicações ou litígios relacionados com o fim dos contratos de jogadores e patrocinadores.

Entre os jogadores que terminam contrato no final de junho está o médio do Chelsea, Willian, e o central do Tottenham, Jan Vertonghen. Além disso, o Liverpool mudará o seu material desportivo, passando da New Balance para a Nike.

Uma alternativa se não for possível retomar o campeonato é encerrar a Premier com a classificação atual, na qual o Liverpool é o virtual campeão virtual, com uma vantagem de 25 pontos sobre o segundo classificado, o Manchester City.

Mas um título para os 'reds', após 30 anos de espera, pode levar a reclamações das equipas que desceriam de divisão ou que ficariam fora das provas da UEFA.

Com os vários campeonatos na Europa à procura de alternativas no calendário, a UEFA irá reunir-se com as suas federações na próxima terça-feira para discutir as suas competições, também suspensas, dois dias antes da reunião do Comité Executivo.