O defesa Rio Ferdinand, de 34 anos, anunciou esta quarta-feira a sua retirada da seleção inglesa de futebol, para que possa dedicar-se em exclusivo ao Manchester United, clube que representa desde 2002.

Rio Ferdinand, que ainda no domingo foi o autor do golo da vitória frente ao Swansea (2-1) na despedida de Alex Ferguson de Old Trafford, vestiu por 81 vezes a camisola da seleção e esteve em três Mundiais.

«Depois de ter pensado muito, penso que é o momento de me retirar do futebol internacional», revelou o jogador em comunicado, explicando que é o momento de se concentrar apenas no clube e dar oportunidade aos mais novos na seleção.

O futebolista, que não joga pela seleção desde junho de 2011, foi o defesa mais jovem a vestir a camisola dos três leões, quando em novembro de 1997, aos 19 anos, estreou-se num particular frente aos Camarões, em Wembley.

O selecionador inglês, Roy Hogdson, já disse que é importante prestar homenagem a Rio Ferdinand, que capitaneou a seleção e disputou três Mundiais, o que o coloca num «grupo especial de jogadores».