O holandês Robin Van Persie “salvou” hoje o Manchester United da eliminação na Taça de Inglaterra em futebol, na eliminatória de estreia para os “grandes”, ao marcar o 2-2 na visita ao West Ham, já nos descontos.

Quando tudo indicava que os “red devils” podiam ser a segunda equipa da Liga principal a cair nos 32 avos de final, após o Newcastle ser afastado ao início da tarde pelo secundário Brighton (2-0), Van Persie, que tinha entrado aos 67 minutos, foi mais rápido que o defesa do West Ham e rematou cruzado para o golo (90+1) que levará o West Ham a Old Trafford para o desempate.

No encontro, Alex Ferguson optou por fazer alterações significativas na equipa, mas, com o passar do tempo, viu-se obrigado a colocar em campo Valência e Van Persie, aos 67, e o experiente Ryan Giggs, aos 77.

Cleverley abriu o marcador para o líder da Liga inglesa (aos 23 minutos), mas um bis do galês James Collins (27, 59) deixou o West Ham em vantagem quase até ao final. Na equipa da casa, o português Ricardo Vaz Tê foi titular e saiu aos 60 minutos.

Mais cedo, o Chelsea goleou na visita ao Southampton (5-1), com um bis do reforço Demba Ba – contratado nos últimos dias ao Newcastle - e o campeão Manchester City também venceu e teve um "golo português".

O City venceu em casa o Watford, da II Liga, por 3-0, com golos de Tevez (25), Barry (44) e Marcos Lopes (90+1).

Marcos Lopes, conhecido por Rony nos “citizens”, nasceu no Brasil, mas tem nacionalidade portuguesa, depois de ter feito quase toda a sua formação no Benfica, clube em que esteve desde os infantis até aos juniores.

O jogador, que chegou a praticar futebol de sete no Poiares, ainda criança, tem 17 anos e chegou aos juniores do City em 2011/12, proveniente do Benfica.

Também hoje, os primodivisionários Norwich, Aston Villa, Reading e Tottenham seguiram em frente, com vitórias que os colocam já nos 16 avos de final da competição.

Os “spurs”, treinados pelo português André Villas-Boas, receberam e venceram o Coventry, da III Liga, por 3-0.

Outras equipas do escalão principal, Queens Park Rangers e West Bromwich, estes com jogo entre si, Stoke City, Sunderland, Fulham e Wigan são “forçados” a um segundo jogo, depois de empatarem nas partidas de hoje.

Pior sorte teve o Newcastle, para já a única equipa do “topo” a cair nestes 32 avos de final, depois de perder ao início da tarde na visita ao Brighton (II Liga), por 2-0.

No domingo, o Swansea recebe o Arsenal e o Mansfield Town o Liverpool, enquanto na segunda-feira o Everton visita o Cheltenham Town.