O defesa sérvio Ivanovic quebrou o seu silêncio sobre a conturbada situação que levou à saída esta época de José Mourinho e ao posterior ressurgimento do Chelsea sob a liderança de Guus Hiddink.

"O José disse-nos que a temporada mais difícil é a que se segue à da conquista do título. Isto porque todos os outros têm motivação extra. E nós perdemos o controlo do nosso jogo e das nossas cabeças. Não sabíamos o que é que estava a correr mal à nossa volta. Mourinho nada mudou. Continuou a ser o mesmo. Penso que nós, jogadores, é que não soubemos lidar com a pressão de termos sido campeões em Inglaterra", afirmou o experiente jogador ao jornal The Independent.

No entender de Ivanovic, a responsabilidade pelo insucesso no arranque da época deveu-se sobretudo aos jogadores e não ao técnico português. "No futebol tudo gira em torno dos jogadores. Os treinadores não estão dentro de campo. São 11 contra 11, tão simples quanto isto. Os jogadores têm mais responsabilidade do que o treinador em relação ao que se passou, mas no futebol é difícil mudar 25 jogadores a meio de uma temporada. Penso que se Roman Abramovich pudesse, também teria mudado todo o plantel. É muito difícil dizer que a responsabilidade é apenas de um", explicou.

"Tínhamos o José como um escudo à nossa frente, para nos proteger, para ser criticado em primeiro lugar. Mudar o treinador como que nos acordou. E assustou-nos. Agora pensamos que não podemos culpar quem quer que seja, a culpa é nossa e temos de começar a ganhar jogos, que é sempre o objetivo neste clube. Os jogadores são os únicos que podem mudar esta situação. Já estamos melhor e vamos dar tudo para salvar a temporada", concluiu.