O Southampton assume-se até ao momento como o surpreendente campeão deste mercado de transferências. Os 'saints' faturaram cerca de 120 milhões de euros em apenas cinco jogadores, o que dá a astronómica média de 24 milhões por cada negócio. A grande época realizada em 2013/14, na qual a equipa terminou no oitavo lugar da Premier League, já deixava antever um ataque a algumas pérolas, mas o mercado tem sido um verdadeiro 'jackpot' para o centenário emblema.

Luke Shaw, Calum Chambers, Dejan Lovren, Adam Lallana e Rickie Lambert foi o quinteto de luxo que trocou o Southampton pelos clubes de topo de Inglaterra, deixando nas mãos do técnico Ronald Koeman a difícil tarefa de reconstruir uma equipa de sucesso, onde até o anterior treinador, Pochettino, saiu do clube.

Os 38 milhões de euros gastos pelo Manchester United em Luke Shaw constituem uma das maiores transferências dos últimos anos. O jovem lateral esquerdo, de 19 anos, chega a Old Trafford com a responsabilidade de assumir a sucessão de Patrice Evra. Shaw tornou-se internacional inglês em fevereiro e até conseguiu uma vaga entre os 23 eleitos de Roy Hodgson para o Mundial. Agora, o desafio prossegue no "Teatro dos Sonhos", sob as ordens de Louis Van Gaal.

Calum Chambers foi o último grande negócio do Southampton, ao sair a troco de cerca de 20 milhões de euros para o Arsenal. Embora a verba não tenha sido oficializada por nenhuma das partes, a imprensa inglesa avança que foi esse o montante necessário para Arsène Wenger convencer os 'saints' a perder o seu defesa/médio. Capitão da seleção sub-19 inglesa, Chambers destaca-se pela polivalência e rigor.

Os outros três elementos seguiram todos viagem para Liverpool. Brendan Rodgers perdeu-se de amores pelas "jóias" do Southampton, assegurando Lallana, Lambert e Lovren por um valor a rondar os 62 milhões de euros. O médio ofensivo foi o mais caro deste trio de luxo, ao custar 32 milhões aos 'reds'. Com 26 anos, o internacional inglês dá finalmente o salto na carreira, depois de brilhar na última época e conseguir um lugar na equipa do ano da Premier League.

Já o croata Lovren alinhou ao lado do português José Fonte no centro da defesa e convenceu o emblema de Anfield Road a investir 25 milhões na sua aquisição. O internacional croata fez a sua estreia em Inglaterra na temporada transata, mas impôs-se de imediato e tornou-se o defesa mais caro do clube.

Por fim, o veterano Rickie Lambert. A atravessar um período de sonho, o avançado de 32 anos custou cinco milhões ao Liverpool e terá de ajudar a fazer esquecer a saída de Luis Suárez. Os 28 golos em 75 desafios pelos saints nas duas épocas anteriores são o seu cartão de visita.

Tudo somado representa um encaixe de 120 milhões de euros para os cofres do Southampton. E o mercado de transferências ainda está aberto até 31 de agosto.