O Southampton, com José Fonte a titular e Cédric Soares no banco, venceu hoje em casa do Swansea (1-0) e ameaça o Manchester United, que perdeu, na última vaga da zona europeia.

Num momento em que se falou durante a semana da possibilidade de Van Gaal classificar os ‘red devils’ entre os quatro primeiros – de acesso à Liga dos Campeões -, a equipa treme e as ameaças surgem da parte de Southampton ou West Ham.

Os ‘Saints’, treinados por Ronald Koeman e que na última temporada foram uma das sensações no campeonato, não desperdiçaram a oportunidade de se colocarem a um ponto do Manchester United (5.º, 41 pontos).

Com o capitão José Fonte naturalmente a titular, a equipa do sul de Inglaterra (6.ª classificada, 40 pontos) garantiu a vitória aos 69 minutos, com um golo de Shane Long.

O West Ham (7.º, 40), por sua vez, desperdiçou a possibilidade de se chegar à frente, ao não ir além de um empate a dois golos em casa do Norwich (18.º) e quando esteve a perder por 2-0, recuperando com golos de Dimitri Payet (74) e Mark Noble (77).

Depois do Manchester United ter perdido fora com o Sunderland (2-1), os jogos de hoje da 25.ª jornada da Liga Inglesa trouxeram vitórias fora ao Stoke City (3-1 ao Bourmemouth), ao Watford (2-1 ao Crystal Palace) e West Browich (1-0 a Everton).

Mais tarde será a vez do campeão Chelsea (14.º), na sua atípica época, a receber o Newcastle (17.º).

Para domingo estão agendados jogos ‘grandes. O líder Leicester visita o Arsenal (3.º) e o Manchester City (4.º) recebe o Tottenham (2.º), num domingo em que o Liverpool (9.º) visita o Aston Villa (20.º).

A grande surpresa da competição tem sido o Leicester, que na última semana foi vencer a casa do Manchester City (3-1), um clube com 132 anos de história, sem nunca ter sido campeão (já foi segundo) e que se assume como líder e grande candidato.