O Tottenham, orientado pelo português André Villas-Boas, desperdiçou hoje a oportunidade de se juntar ao Chelsea no terceiro lugar da Liga inglesa de futebol ao perder por 2-1 na visita ao Everton, em jogo da 16.ª jornada.
Quando a vitória parecia garantida após o golo de Dempsey, aos 76 minutos, a equipa londrina acabou por perder os três pontos já no tempo de compensação, depois de Pienaar (90) e Jelavic (90+2) marcarem para o Everton.
O Tottenham, que pôs fim a uma série de quatro vitórias consecutivas, mantém-se no grupo dos quartos classificados, juntamente com o adversário de hoje e com o West Bromwich, que no sábado perdeu por 2-0 com o Arsenal.
Ao início da tarde, o Manchester United consolidou a liderança da Liga, ao derrotar o vizinho e atual campeão, Manchester City, por 3-2, com o golo da vitória a ser apontado já nos descontos.
No segundo dos quatro minutos de compensação, Van Persie desfez a igualdade, na cobrança de um livre direto que “tabelou” na barreira e entrou na baliza defendida por Joe Hart, silenciando o estádio, que pouco antes tinha visto o City chegar ao empate.
Depois de a meio da semana se ter despedido das competições europeias, o City estava “obrigado” a vencer para se “colar” ao United na liderança da Liga inglesa, mas ao intervalo já perdia por 2-0.
Wayne Rooney respondeu bem às assistências de Young, aos 16 minutos, e Rafael, aos 29, “bisando” para os “Red Devils”, que agora lideram com seis pontos de vantagem sobre a equipa orientada por Roberto Mancini.
O United poderia ter aumentado a vantagem aos 60 minutos, mas o árbitro anulou um golo do médio Young, por fora de jogo, após um remate de Van Persie à barra.
Na resposta, o campeão inglês chegou ao golo através de Yaya Touré, que aos 21 minutos entrou para o lugar de Kompany, após passe de Carlos Tévez, que rendeu Balotelli, aos 52.
A quatro minutos do final, Zabaleta devolveu a esperança ao City, ao apontar o golo do empate que poderia evitar a primeira derrota da equipa na Liga inglesa, já depois de David Silva ter atirado à barra.