O Chelsea, que na quarta-feira defronta o FC Porto nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões, foi hoje surpreendentemente goleado em casa pelo West Bromwich, por 5-2, no jogo que abriu a 30.ª jornada da Liga inglesa de futebol. Ao 15.º jogo oficial sob o comando de Thomas Tuchel, os londrinos averbaram a primeira derrota e caíram com ‘estrondo’ em Stamford Bridge.

"Não aconteceu grande coisa até à expulsão, depois não conseguimos lidar com a situação, não sei porquê. O que podia correr mal, correu. Concedemos dois golos com muita facilidade, mas temos de aceitar esta grande derrota. Cada remate deu golo para eles. Não estava à espera disto e não foi claramente o nosso dia, mas vamos ter de voltar com a resposta certa. Temos de digerir isto, assumir as responsabilidade - incluindo eu - e esquecer", disse o alemão à 'BT Sport'

Depois Thomas Tuchel admitiu que o Chelsea não soube jogar em inferioridade numérica: "Com a nossa qualidade não devíamos ter sofrido 5 golos. Não conseguimos adaptar-nos, o que foi surpreendente, pois estávamos em vantagem. Cometemos erros que não habituais em nós", reconheceu.

O West Bromwich, que atualmente está em zona de despromoção (19.º lugar), não vencia em casa do Chelsea no principal escalão há mais de 40 anos, sendo que o último triunfo remontava a 30 de setembro de 1978 (3-1), na então designada ‘Division One’.

O Chelsea, que vinha de 10 jogos sem perder na Premier League, desde 19 de janeiro, mantém-se no quarto lugar, com 51 pontos, embora esteja à mercês dos rivais West Ham (49) e Tottenham (48), que nesta jornada defrontam Wolverhampton e Newcastle, respetivamente.

Na quarta-feira, os ‘blues’ visitam o FC Porto, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, num encontro que será disputado em Sevilha, face à exigência de quarentena no Reino Unido para os cidadãos provenientes de Portugal, devido à pandemia de COVID-19.