José Mourinho. Jürgen Klopp. Pep Guardiola. Antonio Conte. Arsène Wenger. Claudio Ranieri. A Premier League 2016/17 parece ter investido grande parte do seu extravagante orçamento no fator 'carisma' em treinadores. E entre todos estes portentos dos bancos de suplentes, os dois primeiros são, provavelmente, aqueles que mais cativam a comunicação social (desculpa Pep, nisto perdes por pouco).

O futebol, e em particular o futebol inglês, tem muito de 'show business'. E nisto ambos os treinadores são mestres, fazendo as delícias dos 'media' com as suas entrevistas e citações imprevisíveis. No jogo jogado, porém, o estilo dos dois técnicos não poderia ser mais diferente.

Os 'reds', que jogam em casa esta segunda-feira, conseguiram um grande arranque de temporada, dando sinais de que a equipa está agora perfeitamente à imagem do seu treinador, com um futebol ofensivo que tem derrubado quase todos no seu caminho. O Liverpool soma quatro vitórias consecutivas, com 13 golos marcados nesses quatro jogos.

Caso vença este encontro por mais de três golos, o Liverpool passará a ser líder da Premier League. A equipa de Klopp sabe que o estilo de jogo de José Mourinho torna as suas equipas quase impossíves de golear, mas ainda assim os 'reds' chegam a este encontro como favoritos, face ao arranque de temporada menos conseguido do United.

Agora com Mourinho no leme, o emblema de Old Trafford é apenas sétimo classificado, com menos três pontos do que o Liverpool. Em sete jogos disputados, os 'red devils' já empataram uma vez e perderam duas, incluindo no encontro com o Manchester City de Guardiola. Em caso de nova derrota, o United ficará a seis pontos dos líderes, com apenas oito jogos disputados na Premier League.

Klopp a defender Mourinho, português a recordar FC Porto-Benfica

Os treinadores já fizeram entretanto a antevisão ao duelo, sendo que Klopp fez questão de defender Mourinho das notícias sobre o "declínio" do técnico português.

"Declínio? Quem disse? Quatro pessoas em Liverpool? É uma grande treta. Lixo. Começou mal no United? Ganhou os primeiros jogos... Agora andamos a dar más notas quando se ganha? Ele sabe como funciona o sucesso no futebol. Ganhou a Liga dos Campeões mais vezes do que aquelas em que estive presente", disse o técnico alemão.

Do outro lado, Mourinho comparou a importância deste jogo à de outros grandes clássicos europeus, como "o Inter-Milan, o Real Madrid-Barcelona e talvez o FC Porto-Benfica".

"Estou em Inglaterra há muito tempo. Nunca joguei este jogo, mas joguei muitas vezes contra o Liverpool e o Manchester United. Percebo a dimensão dos clubes e agora entendo melhor a dimensão de dois rivais históricos", disse o técnico luso.

A grande partida entre Liverpool e Manchester United tem arranque marcado para as 20h00 desta segunda-feira e pode ser acompanhada no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.