Pinto da Costa chegou aos 35 ano enquanto presidente do FC Porto. A presidência do dirigente português contrabalançou com o melhor período dos ‘azuis e brancos’ no futebol luso. A história de um dirigente que chegou ao poder em 1982 já assinou muitos capítulos e aparenta ainda não ter um fim anunciado.
Começando pelo número que mais interessa nesta segunda-feira: 35. 35 anos no comando do FC Porto que teve início a 23 de abril de 1982. Depois de ter feito algum percurso dentro da equipa, Pinto da Costa vence as eleições e, nesta data, assume, pela primeira vez o comando do clube. Em Portugal, é o presidente com mais anos de serviço seguidos a um clube. No entanto, nos 35 anos que leva como líder, tem muito para mostrar.
58 é o número de troféus que conquistou enquanto presidente. O primeiro que ergueu foi uma Supertaça no ano a seguir à sua chegada ao cargo mais alto dos ‘dragões’. Já o primeiro título de campeão apenas chegou dois anos depois quando, em 1985, conquista pela primeira vez a Liga Portuguesa.
O título conquistado em 1983 abriu o caminho para uma presidência recheada de troféus. Nos 58 contabilizados estão os 20 títulos de campeão nacional. Para além do campeonato, Pinto da Costa viu ainda os ‘dragões’ vencer 12 Taças de Portugal, 19 Supertaças e sete títulos internacionais.
Para além de dois troféus de campeão da Europa (Liga dos Campeões Europeus em 1986/87 e Liga dos Campeões em 2003/04), o FC Porto de Pinto da Costa venceu ainda uma Taça UEFA (2002/03), uma Liga Europa (2010/11), duas Taças Intercontinentais ( 1987 e 2004) e uma Supertaça Europeia (1988).
O sucesso de Pinto da Costa foi baseado em vários treinadores que acompanharam o presidente durante 35 anos. Com efeito, foram 27 técnicos que se sentaram nos bancos de suplentes do Estádio das Antas e do Estádio do Dragão. O primeiro técnico levanta algumas dúvidas uma vez que, quando assumiu a equipa, tinha Stessl como técnico, mas, na primeira oportunidade, trocou o austríaco por José Maria Pedroto, um dos nomes mais emblemáticos da história do clube.
Após 35 anos, Pinto da Costa está no 13º mandato enquanto Presidente do FC Porto. O palmarés do dirigente dos ‘dragões’ é o maior do mundo em termos de presidente e ultrapassou o mítico dirigente espanhol do Real Madrid, Santiago Bernabéu. Na sua sala de troféus, entre todas as modalidades, Pinto da Costa soma 480 troféus.
Para estas contas ajudam os 96 títulos no bilhar e os 91 títulos de boxe. Para além destas duas modalidades, entram ainda na galeria de troféus os 58 troféus de futebol profissional, 34 de futebol de formação, 23 de andebol, 35 de basquetebol, 62 de hóquei em patins, 31 de natação, 42 de desporto adaptado, 4 de ciclismo e 4 de voleibol para um total de 480.
O mandato mais recente de Pinto da Costa teve início em maio de 2016. No ato eleitoral onde era o único candidato, situação recorrente exceto em duas ocasiões, o presidente dos ‘dragões’ venceu com 79% dos votos, o seu resultado mais baixo de sempre enquanto presidente do clube.
Comentários