A 19.ª jornada da I Liga não trouxe grandes mudanças na classificação, mas deixou os três da frente mais juntos. FC Porto, Sporting e Benfica estão separados por dois pontos, embora os ´dragões` tenham 45 minutos para jogar frente ao Estoril.

Leão com ´maufim` em Setúbal

Esta jornada ficou marcada pelo empate do Sporting na deslocação ao Bonfim. Tal como aconteceu na 3.ª ronda da Taça da Liga da época passada, os ´leões`, dominaram, falharam inúmeras oportunidades e acabaram penalizados já nos descontos com uma grande penalidade cometida por Mathieu sobre Edinho. O veterano avançado voltou a não tremer e fez o empate, para desgosto dos sportinguistas, principalmente Fábio Coentrão.

Marega salvou Conceição em noite de Cláudio Ramos

O empate leonino foi bem aproveitado pelos rivais. O FC Porto criou várias oportunidades, mas só por uma vez logrou bater o inspirado guarda-redes Cláudio Ramos. Marega foi o salvador dos ´dragões` que se mantém destacados na liderança, agora com 48 pontos (menos 45 minutos de jogo), mais um que Sporting e mais dois que Benfica. Esta foi a primeira vitória pela margem mínima no Dragão, para os comandados de Sérgio Conceição, a 10.ª consecutiva em todas as provas. O maliano chegou aos 15 golos na Liga e passou a ser o melhor marcador dos ´dragões` na prova, ultrapassando Aboubakar que tem 14.

Quem tem Jonas, tem meia vitória garantida

Os ´encarnados`, já afastados das provas da UEFA e das Taças (de Portugal e da Liga), têm de apostar muito na Liga. E vão bem lançados, com exibições convincentes. Na Luz, Jonas voltou a ser decisivo ao marcar três dos dois golos das ´águias` na vitória frente ao Desportivo de Chaves. O avançado do Benfica chegou aos 23 golos na Liga em 19 jogos, naquele que é o melhor registo da competição desde 1999/200. Nessa temporada, Mário Jardel contava com 25 golos com os mesmos jogos.

Para se ter uma ideia da importância do ´Pistolas` para Rui Vitória, é preciso recuar até 1989/1990, quando o sueco Magnusson tinha os mesmos 23 tentos à 19.ª jornada. Na Europa, ninguém marca tanto como Jonas, que vai em jogos consecutivos sempre a colocar a bola no fundo das redes (igualou o melhor registo de um jogador do Benfica no século XXI, estabelecido por Cardozo em 2011/12, de acordo com dados do zerozero).

A vitória do Benfica significou o fim da série de oito jogos sem perder do Desportivo de Chaves, que foi igualado no 7.º posto pelo Vitória de Guimarães.

Braga sozinho no 4.º posto, V. Guimarães sorri

Na luta pelos lugares de acesso à Europa, o SC Braga continua destacado no 4.º posto, com mais sete pontos que o Rio Ave (VEJA A CLASSIFICAÇÃO). A formação de Abel Ferreira foi até ao Algarve bater o Portimonense por 2-1. Os minhotos estão a seis pontos do terceiro posto, ocupado pelo Benfica. Nessa luta pela Europa, destaque para o Marítimo que voltou a atrasar-se, ao empatar na receção ao Belenenses. Nos últimos cinco jogos para a Liga, os madeirenses perderam três e empataram dois.

A formação de Daniel Ramos só não está pior na tabela porque quem vem atrás não tem conseguido bons resultados. Que o diga o Vitória de Guimarães, apesar de ter vencido o Estoril por 3-1. Foi o regresso dos minhotos aos triunfos, depois de quatro derrotas seguidas para a Liga.

Luta renhida pela fuga à despromoção

No fundo da tabela, a luta pela fuga à despromoção está mais renhida. O empate do Vitória de Setúbal frente ao Sporting permitiu aos comandados de José Couceiro ganhar um ponto em relação ao Estoril que tem 12 (18.º e último), Desportivo das Aves que soma 14 (16.º), Moreirense que tem 15 (15.º), e Portimonense (13.º), equipas que perderam. Desse grupo, o Portimonense é o que ´respira` melhor, já que está no 13.º posto com 18 pontos, os mesmos do Paços Ferreira, um dos vencedores da jornada. Os ´castores` somaram o primeiro triunfo fora na deslocação ao terreno do Desportivo das Aves, e foram os únicos da parte de baixo da tabela a vencer. O técnico João Henriques não podia pedir melhor estreia na formação pacense.

Na próxima ronda há duelos entre equipas da parte de baixo da tabela, pelo que poderá haver mudanças. O Paços de Ferreira recebe o Feirense, o Estoril-Praia joga em casa com o Tondela.