Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, na antevisão do jogo com o Arouca, da 11.ª ronda da I Liga de futebol. O técnico falou da aposta nos jovens diante do Tottenham e defendeu as suas apostas.

Lançou muitos miúdos diante do Tottenham: "Isso é coincidência. Olhámos para os jogos do Marselha. Quando surgem as oportunidades eles têm de estar preparados. O único defesa esquerdo que tínhamos para o jogo com o Tottenham era o Nazinho. Pensámos na entrada do St. Juste mas não estava no limite de tempo dele. O Morita saiu e podíamos pensar em baixar o Pote e meter um jogador mais experiente na frente, mas temos o Mateus [Fernandes] e o Sotiris. O Fatawu era o jogador mais explosivo da nossa equipa, é o melhor deles de cabeça, apesar das dificuldades táticas. Não metemos os miúdos por meter. Eles fazem parte do nosso projeto".

Foi uma aposta que falhou? "Faz parte do nosso projeto. Senti que já estávamos com muita dificuldade mesmo quando entraram. No Arthur não senti dificuldade, mas no Fatawu e no Nazinho sim. No Fatawu, principalmente táticas. Acho que sem bola se notou bastante. O Matheus Reis perdeu frescura física, o que também não ajudou o Nazinho. Foi a qualidade do Tottenham e o cansaço da nossa equipa. Vendo o jogo depois, acho que o Mateus Fernandes foi à luta, foi desinibido, teve bola, mas acho que foi um problema mais global. Perguntaram-me no fim do jogo se foi a nossa melhor primeira parte, e vendo o jogo outra vez acho que não. Podemos fazer melhor. Foi algo de equipa e não dos miúdos. O Tottenham carregou mais no fim, e se calhar os miúdos não conseguiram ajudar tanto como outros jogadores mais batidos ajudariam. O Nazinho aparece isolado depois de uma jogada entre o Porro e o Arthur, mas temos de olhar para o global"

Exibição de Edwards em Londres: "Deu mais nas vistas por ter estado na linha. Ele não é muito regular durante o jogo todo, mas se olharmos para o Santa clara, ele foi o jogador com mais êxito e tem vindo a crescer no jogo, na forma como defende e nesses fatores de desequilíbrio. Ele passou pelo Tottenham, é natural que reparem [os adeptos e responsáveis dos spurs]. Ele motiva-se bastante e contra o Tottenham teve uma motivação extra."

Os rumores sobre a sua saída afetam a equipa? "Para já, não ligam. Depois, eu sou muito sincero e sabem sempre com o que podem contar. Eu sou muito sincero e nunca alimentei nada disso. São coisas que se ouvem lá fora, acho que não mexem com eles. Falo todos os dias com os jogadores."

O Arouca-Sporting está agendado para às 20h30 de sábado, no Estádio Municipal de Arouca.