O Benfica procura esta noite, na deslocação ao Estádio do Restelo, dar continuidade à série de vitórias para o campeonato obtida após o empate na Luz diante do Sporting, de forma a poder chegar, ainda que provisoriamente, à liderança do campeonato nacional.
Por outro lado, o Belenenses procura a primeira vitória para o campeonato desde o final de outubro do ano passado, quando venceu o Moreirense por 3-0, e logo na estreia de Silas no banco técnico dos azuis do Restelo depois da saída de Domingos Paciência. O Belenenses já não vence há 12 jogos e contra o Benfica procura inverter a tendência dos últimos anos.
Nas últimas cinco deslocações ao Estádio do Restelo, o Benfica tem somado os três pontos sendo que a última derrota dos 'encarnados' no dérbi lisboeta na casa do Belenenses aconteceu há uma década, curiosamente quando Jorge Jesus treinava os 'azuis' do Restelo na temporada 2007/2008.
Outra curiosidade nos jogos entre os dois emblemas históricos do futebol português no Restelo vai para o facto desse triunfo (1-0) ter representando também o último encontro em que o Belenenses marcou em casa frente ao Benfica, e por intermédio de Weldon, que anos mais tarde rumaria à Luz para se sagrar campeão com Jorge Jesus.
Mas recordemos alguns dados estatísticos deste confronto entre Belenenses e Benfica. O dérbi lisboeta entre o emblema da 'Cruz de Cristo' e o clube da 'Águia' vai para a sua 245ª edição. O Benfica tem um registo dominador nos confrontos, sendo que já venceram mais de metade dos jogos (140) ao passo que o clube do Restelo soma um total de 58 vitórias. Mesmo nas deslocações ao Restelo, o Benfica apresenta uma vantagem com 54 vitórias, contra 43 vitórias do Belenenses em 121 jogos.
Em relação aos jogos para o campeonato, na Luz e no Restelo, o Benfica vai numa série de oito vitórias consecutivas com um 'score' de 28 golos marcados e nenhum sofrido. O último golo do Belenenses ao Benfica foi apontado por Diakité, em setembro de 2013, num empate a 1-1 no Estádio da Luz.
Recorde-se que a última vez que o Benfica não venceu no Restelo foi na época 2008/2009 com um empate a 0-0. Jaime Pacheco era o treinador do Belenenses enquanto que do lado do Benfica o treinador era o espanhol Quique Flores. Outra curiosidade vai para o facto de Silas ter sido titular nesse jogo, e hoje será o treinador principal.
Atualmente, o Benfica é a equipa que mais golos marcou fora de casa no campeonato, com um total de 20 golos, sendo que nas últimas três deslocações fora de 'portas' somaram os três pontos frente a Tondela, Moreirense e SC Braga e já vai em sete jogos sem perder.
Comentários