Os acionistas da SAD do Sporting de Braga aprovaram hoje por unanimidade o relatório e contas de 2010/11, um resultado positivo recorde de 5,2 milhões de euros (ME), e o orçamento para a próxima temporada de cerca de 15 ME.

Reunidos em Assembleia-Geral, a cerca de dezena e meia de acionistas, aprovou ainda por unanimidade um voto de louvor à administração da SAD, proposto pela Câmara Municipal de Braga, um dos seus principais acionistas, pelo resultado alcançado.

A SAD minhota exibe pelo segundo ano consecutivo resultados positivos (sendo este o sexto desfecho positivo em oito anos de gestão de António Salvador), mas é a primeira vez que alcança um resultado superior a 5 ME, depois de em 2009/10 ter atingido os 3,3 ME e em 2008/09 ter registado um resultado negativo de 2,5 ME.

A reunião magna decorreu à porta fechada e o orçamento para 2011/12 não foi divulgado à comunicação social, mas alguns testemunhos revelaram à agência Lusa que é de cerca de 15 ME.

O passivo da SAD "arsenalista" é de pouco mais de 14 ME, tendo sido reduzido em 53,1 por cento em relação à época passada (29,9 ME).

O total do ativo contabilístico ascende a 18,5 ME, um decréscimo face aos 29,5 ME do exercício anterior e que reflete a diminuição nos saldos das contas a receber, essencialmente relativas à alienação de "passes" de atletas, que representam um decréscimo de cerca 60 por cento face ao exercício económico 2009/2010.

O resultado financeiro diz respeito ao período entre 1 de julho de 2010 e 30 de junho de 2011 e é indissociável do sucesso desportivo da última época, em que o Sporting de Braga se estreou na Liga dos Campeões e terminou a disputar a final da Liga Europa.

Só com a campanha europeia foi possível o encaixe financeiro de 18,7 ME, "decisivo no alcance do resultado líquido do exercício obtido" e para o qual contribuiu ainda e de forma "preponderante" a venda de Matheus e Moisés ao Dnipro e Al-Rayyan, respetivamente.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.