O Santa Clara-Gil Vicente da 3.ª jornada da I Liga, marcado para este sábado em Ponta Delgada, vai mesmo ter público nas bancadas.

O clube açoriano confirmou, em comunicado, o aval positivo por parte das autoridades de saúde. "A Santa Clara Açores, Futebol SAD e a Liga Portugal informam que o jogo Santa Clara - Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, terá público nas bancadas, o que acontece pela primeira vez no futebol profissional desde março e funcionará como jogo-piloto", assinalou o clube açoriano em nota de imprensa.

O Santa Clara refere que a entidade de saúde dos Açores "aprovou a presença de público", mediante o “limite máximo de 10% da capacidade total do recinto desportivo", que no caso do estádio de São Miguel são 1.000 pessoas.

O clube açoriano congratulou-se já, em seu nome e em nome da Liga Portuguesa de Clubes, com a decisão. "A Santa Clara Açores, Futebol SAD e a Liga Portugal congratulam-se pela decisão tomada pela DRS. O futebol português tem sido exemplar no processo paulatino de regresso à normalidade possível”, assinala a formação insular.

Quanto à distribuição dos adeptos nas bancadas, as autoridades de saúde sugeriram, segundo escreve o jornal 'Record', houve uma revisão do pedido inicialmente avançado, uma vez que a proposta apresentada não contemplo a utilização da bancada norte e a utilização da mesma poderia constituir uma mais valia na distribuição do público, visto permitir mais zonas de entrada e saída de espectadores.

A proposta da Liga enviada pela diretora executiva, Sónia Carneiro, ao diretor regional da Saúde dos Açores, Tiago Lopes apontava para a presença de 700 pessoas na bancada Açores e 300 na bancada central.

Recorde-se que no passado dia 15 de setembro a Autoridade de Saúde Regional dos Açores autorizou a presença de público nos recintos desportivos até 10% da lotação dos espaços, mediante o uso de máscara e distanciamento até dois metros entre os espectadores.

Entretanto, a Liga de Clubes marcou para a próxima quinta-feira uma conferência de imprensa, em Coimbra, para fazer um "ponto de situação sobre a COVID-19 no futebol profissional".

*Notícia atualizada e corrigida às 10h06 de 30 de setembro de 2020

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.