Análise de Leandro Pires, treinador-adjunto do Santa Clara, e de Vinícius Lopes, autor do golo da vitória dos açorianos. Vasco Matos não foi à zona de entrevistas rápidas por ter sido expulso.
Leandro Pires
Análise ao jogo: "É uma vitória de qualidade e do planeamento de toda a gente. A forma como os jogadores interpretaram o plano foi exemplar, por isso é que ganhámos frente a um adversário fortíssimo, a melhor equipa do campeonato até agora. O Santa Clara nunca tinha vencido aqui. O Sporting teve muita bola, mas o Santa Clara defendeu-se, foi organizado, procurámos saídas rápidas, fizemos um golo e tivemos uma oportunidade clara. O Sporting teve mais volume de jogo, mas só uma oportunidade claríssima".
FOTOS: As melhores imagens do Sporting-Santa Clara
Santa Clara muito solidária a defender: "Preparámos tudo, os jogadores interpretaram isso da melhor forma. Queríamos ter saídas com perigo, mas o adversário tem muita qualidade, obrigou-nos a correr muito, eles jogadores foram exemplares. Não quero individualizar, mas o Luís Rocha é um exemplo de um jogador de grupo, de trabalho, qualidade e compromisso com o clube. É um exemplo para o grupo de trabalho, para todos nós. Não é fácil fazer o que ele fez aqui".
Ambições do Santa Clara: "Vamos para os Açores, depois para o próximo treino. Esta equipa tem trabalhado muito. O nosso foco são as tarefas diárias para depois os resultados aparecerem".
Vinícius Lopes
Golo marcado: "Tenho de agradecer a Deus e enaltecer o nosso grupo, corremos bastante. Provámos o nosso espírito e impusemos a primeira derrota ao campeão nacional. Fomos felizes, o Matheus fez uma boa jogada, acabei por ser mais rápido do que o defesa e finalizei."
Vitória sofrida: "Sabíamos que seria um jogo difícil, que teríamos de jogar muito sem bola. Vamos jogo a jogo, com humildade e no fim veremos o que acontece."
O Santa Clara impôs hoje ao líder Sporting a primeira derrota da época na I Liga de futebol, por 1-0, na 12.ª jornada, que marcou a estreia de João Pereira no comando técnico dos ‘leões’ em partidas do campeonato.
No Estádio José Alvalade, o brasileiro Vinícius marcou o único golo da partida para a equipa açoriana, aos 33 minutos, perante um Sporting que venceu os 11 primeiros jogos do campeonato, igualando o recorde do clube conseguido em 1990/91, mas que hoje acabou por ser derrotado.
Apesar deste desaire, o primeiro em casa para o campeonato desde o dia 12 de fevereiro de 2023, o Sporting continua na frente do campeonato, com 33 pontos, mas pode ver os rivais aproximarem-se, enquanto o Santa Clara, que somou a oitava vitória na prova, é quarto, com 24.
Comentários