O médio brasileiro Otávio do FC Porto foi contratado ao Internacional de Porto Alegre a custo zero, revela o contrato de transferência divulgado recentemente pelo 'Football Leaks'.

Ao contrário do que tinha sido divulgado em setembro de 2014, o FC Porto não pagou ao clube brasileiro 5 milhões de euros pelos direitos federativos do jogador com 19 anos na altura.

"O cedente (Internacional) como legítimo titular dos direitos federativos (vínculo desportivo) do atleta, com a anuência deste, neste ato e na melhor forma de direito, cede ao cessionário (FC Porto), de forma definitiva e gratuita, a totalidade destes direitos (...)", pode ler-se no acordo com data de 1 de setembro de 2014.

Segundo o documento divulgado, os direitos económicos de Otávio permaneceram na altura na posse do Coimbra Esporte Clube (65%), GE: Assessoria Esportiva (20%) e Otávio Bezerra Júnior (15%), comprometendo-se o FC Porto a distribuir a verba apurada num futura venda por estas três entidades, sendo que, posteriormente, os portistas adquiriram 33% dos direitos económicos de Otávio, a troco de 2,5 milhões de euros.

O médio brasileiro está atualmente emprestado ao Vitória de Guimarães, desconhecendo-se nesta altura quem são os proprietários da parcela restante, sabendo-se que desde 1 de maio de 2015 a FIFA proíbe a partilha de passes com terceiros.