Rúben Amorim fez a antevisão de mais um dérbi lisboeta, agora relativo à 28.ª jornada do campeonato. Os leões são líderes da prova com mais um ponto que as águias e um jogo a menos.

O técnico do Sporting diz que o jogo não é decisivo, mas importante. E garante que não assinaria o empate se lhe dessem essa possibilidade: "Com o desenrolar do jogo, vamos ver qual será o melhor resultado. Antes do início do jogo não assinava um empate, queremos seguir com a nossa dinâmica de vitórias, principalmente em casa, porque é muito importante", frisou Amorim, que não promete ser treinador do Sporting na época.

Jogo com o Benfica: Pedro Gonçalves de regresso aos convocados

"Está convocado e é mais uma opção para o jogo. Não digo se será titular."

"Não vai haver grandes surpresas, a equipa que estiver mais organizada, mais agressiva mais concentrada terá mais vantagem, mas temos de esperar pelo início do jogo. Estudámos aquilo que temos  de melhorar, usámos muitas imagens do último jogo. Preparámos tudo muito bem e vamos jogar um jogo muito importante do campeonato. Espero que sejamos melhores independentemente do que o Benfica fizer. Há certas situações que vamos melhorar de certeza absoluta".

"Espero um jogo muito dividido, espero que tenhamos melhor entrada e que sejamos melhores em todas as fases do jogo (...) Tem mais influência aquilo que aconteceu nesse jogo [último dérbi] do que o momento geral das equipas. Este jogo vai ser igual, temos de entrar bem, mais agressivos, melhores em certos momentos do jogo. Acho que terá muita influência quem entrar melhor no jogo."

Assinaria um empate antes do jogo?

"Temos de vencer o jogo, não assino nenhum empate porque temos oportunidade de ganhar. Com o desenrolar do jogo, vamos ver qual será o melhor resultado. Antes do início do jogo não assinava um empate, queremos seguir com a nossa dinâmica de vitórias, principalmente em casa, porque é muito importante."

Alegado condicionamento de Rui Costa aos árbitros no final do jogo da Taça

"Em relação à arbitragem não vou comentar nada".

Jogo é decisivo?

"Este jogo não é decisivo. Isso era na Taça de Portugal. Tem uma importância grande, não há como escondê-lo, é um momento importante da época, que pode ajudar muito as equipas. Nós não fazemos essas contas de ir ao Dragão, jogar com o Vitória SC em casa... Todos os jogos são difíceis e esta reta final, como foi prova o Estrela da Amadora, todos os jogos tem a sua importância, não é decisivo mas não há como esconder, é muito importante."

O que poderá significar uma vitória do Sporting?

"Sinto que damos um passo importante. Muito importante, vamos ver. Temos outros jogos. Saídas muito difíceis, é sempre importante vencer, não há como esconder que ficamos com uma vantagem de quatro pontos e mais um jogo. Obviamente que torna mais difícil a vida do adversário. Pela parte mental, física, pelos pontos, tudo conta neste momento."

O futuro de Amorim

"Se estou cá para o ano? Não, não consigo garantir. Não me quero alongar muito sobre o meu futuro. Devo muito ao Sporting e o que tiver de acontecer acontecerá mas não passará por pressão para sair porque devo muito ao Sporting. Sou muito feliz aqui."

"O Sporting está a tratar do futuro e eu não posso decidir porque dei a minha palavra, já não posso voltar atrás no sentido em que, se não ganharmos títulos, vou sair do Sporting. Isso foi muito claro desde início. Foi uma aposta que achei importante transmitir aos meus jogadores, portanto temos de ganhar. Vamos ganhar os títulos e logo decidimos as coisas. Como estrutura estamos a delinear todas as situações da próxima época. Essa é a principal razão para não garantir."

Gyokeres

"O Viktor faz o seu trabalho. Quando não faz golos é olhar para o jogo. Fez o seu trabalho, pode sempre fazer melhor, esteve bem contra o Benfica, poderá ainda estar melhor no próximo jogo com o Benfica."