O FC Porto-Benfica de sábado será o quarto clássico “decisivo” na parte final do campeonato no último quarto de século da Liga portuguesa de futebol, com os três anteriores a penderem sempre para as “águias”.

Em 1990/91, o Benfica triunfou nas Antas 2-0, em 1993/94 impôs-se por 6-3 em Alvalade e em 2004/05 em casa com o Sporting, em duelos sempre determinantes para o título.

No sábado, no Estádio do Dragão, o triunfo do Benfica garante-lhe já o título, enquanto o empate o deixa a um triunfo em casa frente ao “lanterna vermelha” Moreirense, enquanto uma vitória do FC Porto coloca os “dragões” à distância de uma vitória na ronda final, na visita ao surpreendente Paços de Ferreira, terceiro classificado.

O FC Porto de Artur Jorge estava a um ponto do Benfica de Toni (empate 2-2 na Luz) aquando do duelo da 34.ª jornada nas Antas (total de 38 rondas) e preparava o assalto ao comando do campeonato 1990/91, mas a solução do desafio saiu do banco adversário.

César Brito entrou e bisou (81 e 85 minutos), permitindo aos lisboetas conquistar três irrecuperáveis pontos de avanço – as “águias” apenas cederiam um empate, na jornada seguinte, em casa com o Sporting (1-1).

O clássico mais épico aconteceu em 1993/94, quando a 14 de maio os pupilos de Toni chegaram a Alvalade com um ponto de avanço e saíram com três, no jogo que fez de João Vieira Pinto um mito na Luz.

Cadete (08) e Figo (35) davam vantagens tangenciais ao Sporting de Carlos Queiroz no ataque à liderança, mas João Pinto deu a volta com “hat-trick” (30, 37 e 44) em quinze minutos.

No segundo tempo, Isaías (48 e 57) e Hélder (74) continuaram a noite épica dos “encarnados”, com Balakov (80, de penálti) a reduzir para humilhantes 3-6 que acabaram com as esperanças “leoninas” em conquistar o título.

Os mesmos protagonistas defrontaram-se na penúltima jornada de 2004/05, com o Sporting a chegar líder à Luz, embora com os mesmos pontos do Benfica.

O desafio caminhava para um nulo quando, aos 84 minutos, Luisão subiu e cabeceou para o golo que decidiria o campeonato a favor do Benfica.

Na última ronda, bastou o empate 1-1 no Bessa para confirmar o título.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.