O treinador Álvaro Pacheco admitiu hoje que a edição 2021/22 da I Liga será “disputada até ao fim”, abrangendo a definição do título, o acesso às provas europeias e a fuga à descida.

“Acredito que vamos conseguir os nossos objetivos, mas sabemos que, com uma prova tão competitiva e difícil, será uma luta até ao fim. Espero que [a permanência] venha o quanto antes, para ter a tranquilidade necessária”, frisou Álvaro Pacheco, treinador do Vizela, à margem da 19.ª gala ‘O Melhor Treinador’, promovida pelo jornal O Gaiense.

Os minhotos encararam a paragem do campeonato para os compromissos das seleções nacionais na 14.ª posição, com 26 pontos, seis acima da zona de despromoção direta e mais quatro do que a vaga de acesso ao ‘play-off’ de manutenção no escalão principal.

“A pausa foi importante para dar descanso aos jogadores e libertá-los um pouco a nível emocional. Queremos que regressem com toda a energia para atacar esta reta final. As expectativas são boas. Sabíamos que não ia ser fácil. O Vizela regressou a esta prova passados tantos anos, mas acredito naquilo que a equipa tem vindo a fazer”, agregou.

Álvaro Pacheco, de 50 anos, comanda o Vizela pela terceira temporada consecutiva, tendo logrado promoções sucessivas do Campeonato de Portugal à II Liga e do escalão secundário à elite, patamar no qual os minhotos apenas tinham competido em 1984/85.

“Como qualquer treinador, tenho os meus sonhos e ambições. Agora aquilo que eu sei é que o meu futuro passa muito pelo que faço no presente. Neste momento, o meu foco é ter sucesso no Vizela. Vejo-me lá no próximo ano, porque tenho contrato”, assegurou.

Após 27 de 34 jornadas, a I Liga é comandada pelo FC Porto, com 73 pontos, seis acima do campeão nacional Sporting, segundo classificado, e mais 12 face ao Benfica, terceiro.

Sporting de Braga, quarto, com 49 pontos, e Gil Vicente, quinto, com 46, preenchem as restantes vagas de acesso às provas europeias de 2022/23, enquanto Moreirense, 17.º, com 20, e Belenenses SAD, 18.º e último colocado, com 18, estão em zona de descida.

Promovida pelo jornal O Gaiense, a 19.ª gala ‘O Melhor Treinador’ reúne, num hotel de Vila Nova de Gaia, várias figuras do futebol luso, entre treinadores, atletas e dirigentes, homenageando a título póstumo o ex-guarda-redes Neno, falecido em junho de 2021.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.