Rúben Amorim fez, ao final da tarde desta sexta-feira, a antevisão do jogo com o Gil Vicente, da 15.ª ronda da Primeira Liga. O técnico abordou vários temas do universo leonino, como as escolhas para o onze, o futuro de Sarabia, os jogadores mais jovens e o mercado que aí vem.

Jogo com o Gil Vicente: "Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa muito bem orientada, mas também estamos num bom momento. Vai ser um jogo divertido. É uma equipa sem responsabilidade e sem a pressão dos pontos, embora todos os treinadores queiram ganham. Penso que vai ser um dos jogos mais complicados da época. Estamos preparados e conhecemos bem este Gil Vicente. Prevejo um jogo difícil mas queremos vencer para manter a nossa posição."

Passar a noite na liderança: "Só queremos ganhar os nossos jogos e, obviamente, as outras equipas têm de perder para podermos ganhar distância. Mas, temos um jogo difícil em Barcelos. Só queremos ganhá-lo para depois descansar e recuperar para o Casa Pia. Só temos que ganhar o nosso jogo, que vai ser muito difícil."

Quem tem surpreendido mais no plantel? "Não gosto de estar em falar em nomes. Todos têm tido um crescimento muito grande. Penso que o Ugarte foi um jogador que surpreendeu muito porque mesmo naquela semana estávamos divididos entre o Ugarte e o Dani. O Nazinho apresentou-se muito bem. Este ano há falta de treino, porque não temos tantos treinos. Temos o Marsá para central, mas tenho dificuldades em metê-lo a jogar, não pela qualidade, mas pelo treino. Aquilo requer muito treino. O Marsá tem qualidade, mas não tem treino. O Ugarte cresceu muito rapidamente, tem 20 anos... Foi um jogador que me surpreendeu bastante nestas semanas. Isto foi bom porque se calhar o Palhinha estava muito confortável e agora não está, daí ter recuperado muito rapidamente [risos]."

Recuperação de Jovane: "O Jovane até terá pouco tempo, tendo em conta aquilo que pensávamos quando se lesionou. O Vinagre precisa de mais trabalho. Precisa de mais confiança e de treino. Mas estão a voltar e a melhorar muito. Vamos recuperar o Rúben, porque é um jogador em quem acreditamos muito."

Sporting difícil de bater: "O FC Porto é difícil de bater, o Benfica é difícil de bater. O FC Porto está numa série de jogos sem perder, maior do que a nossa. Vejo isso como um sinal de respeito, da mesma forma como nós respeitamos o Gil Vicente. No ano passado, já com o Ricardo Soares, resolvemos o jogo com duas bolas paradas, foi o Coates que nos deu a vitória. Percebemos o respeito e temos o mesmo respeito. Em Penafiel desligámos um bocadinho na intensidade e tivemos problemas com uma equipa da segunda Liga. Olhando para o Gil Vicente, se perdemos a bola facilmente eles vão criar muitos problemas e não vamos ganhar. Estamos preparados para o jogo. O Gil Vicente também é uma equipa muito difícil de bater, deixo um alerta aos jogadores."

Futuro de Sarabia: "É nosso jogador até ao fim do ano, estamos todos contentes, mas há uma ideia do clube e um teto salarial. Há uma ideia clara e sei que eles [Frederico Varandas e Hugo Viana] não vão ultrapassar isso. Aconteça o que acontecer, sei que o presidente tem um plano. Houve aqui um caso no início da época que foi famoso, mas por mais vontade que haja não se vai passar esses patamares. Para já, é nosso jogador. O Nuno Santos também tem seis golos e duas assistências. A ideia geral não vai mudar muito. Goste-se ou não dos jogadores, é muito claro o caminho que o Sporting está a traçar."

Mercado: "Faço aquilo que o Viana e o presidente disserem que é o projeto do clube. Não sabemos o dia de amanhã, estando aqui ou noutro clube terei uma adaptação de acordo com a ideia do clube. Eu farei aquilo que o presidente e o Viana me disserem. A ideia geral é do clube, não é minha. Nós só queremos ganhar o nosso jogo para estarmos confortáveis porque as outras equipas têm de perder para que possa haver um campeão. Temos um jogo tão difícil em Barcelos e temos que sentar e recuperar para o Casa Pia."

O Gil Vicente vs Sporting, da 15.ª ronda da I Liga, está marcado para às 20h30 deste sábado.