Declarações de Rúben Amorim, na antevisão do jogo com o Estrela da Amadora, da 10.ª jornada da Primeira Liga de futebol.
Análise ao Estrela da Amadora: "É uma equipa que não sofre muitos golos, é muito compacta e joga com jogadores velozes. Acho que vão jogar com o Ronaldo na frente, vão procurar as transições e nós temos de ser muito inteligente em ter bola e estar preparados para corrermos para trás. Temos de rodar a bola rapidamente, de ter todos um bocadinho de calma, assim como os adeptos. Vai ser um bloco muito compacto que nos vai dificultar no início, e o que temos de fazer é continuar a jogar bem para criar dificuldades. Vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa que sabe muito bem o que quer, estamos preparados para o desafio".
Rotação da equipa: "Já o fazíamos, mesmo quando ainda não havia este ciclo. Sabíamos que tínhamos os jogadores todos preparados e fazíamos a rotação, não só para os jogadores recuperarem mas para mantermos o nível."
Jogo antecede dérbi na Luz. Jogadores já pensam nisso? "Claro que fazemos abordagens aos jogos onde não há grande diferença entre defrontar Benfica, Olivais e Moscavide... Se não ganharmos ao Estrela da Amadora, o primeiro lugar está em jogo na Luz. Mesmo assim já está, mas com três pontos de avanço. Este jogo é tão ou mais importante. Temos de vencer, manter a margem, o FC Porto perdeu pontos e nós temos de vencer. Tenho a certeza que os jogadores não vão estar a pensar nisso, até porque depois temos um jogo decisivo para a Liga Europa".
Como se gere a liderança isolada? "É estar preocupado em não dar passos atrás, não dar importância ao que se está a passar, ganhar pontos, manter a posição. Sabemos que se ganharmos, mantemos a posição e é esse sentimento que queremos. Mas é gerido de forma natural, nos primeiros anos também estivemos assim. É uma sensação bem mais agradável que a do ano passado".
Gyökeres é melhor jogador do que aquilo que pensava? "Diria que a equipa tem ajudado mais o Viktor. Para ele marcar golos, é preciso jogadores como o Trincão fazer as jogadas que fez, criarem as situações. O Viktor completou a nossa equipa, somos muito mais fortes com um jogador com aquelas caraterísticas, e ele é muito melhor com os jogadores que tem à volta. Não vou dizer que o Viktor é melhor jogador do que eu pensava, mas confirmou tudo o que pensava dele. Tem tido um rendimento ou impacto maior do que aquilo que estava à espera. E eu espero sempre muito, acho que ele tem cumprido bem".
Lesões e risco de suspensões podem leva-lo a apresentar surpresas no onze? "Podemos ter de chamar jogadores da formação. O Geny está lesionado e parece-me que está fora até às seleções. Morita poderá recuperar, mas ainda não vai jogar. O St. Juste está com uma virose, Esgaio também mas parece mais recuperado."
Inácio pode falhar dérbi em caso de amarelo: "Ainda estamos a ver a recuperação de alguns jogadores. Jogou a médio centro e correu mais do que está habituado, se não jogar será por recuperação física e não podemos ter mais nenhum lesionado. A única forma do Inácio não jogar é não recuperar fisicamente e eu sentir que pode haver o risco de perder mais algum jogador".
O Sporting-Estrela da Amadora, da 10.ª jornada da Primeira Liga, está marcado para às 20h30 deste domingo, em Alvalade. Um jogo para acompanhar, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.
Comentários