Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, na antevisão do jogo com o Arouca, da 11.ª ronda da I Liga de futebol.

Problemas no Sporting: "A gestão é feita de acordo com quais são os melhores jogadores que temos para vencer o Arouca. O Morita está fora e não sei por quanto tempo. O Paulinho também vai ficar de fora. O Neto e o Dani continuam de fora. O Esgaio volta. O St. Juste continua limitado no tempo, mas está pronto para o jogo."

Vai fazer gestão por causa da Champions na 3.ª feira? "A gestão será feita a pensar apenas no Arouca. Temos de elevar o nosso nível físico, pelas caraterísticas do adversário, com médios muito habilidosos como o David Simão e o Alan Ruiz. Se não pressionarmos, vamos ter problemas. Vamos ter a melhor equipa em campo, não a pensar no Eintracht Frankfurt mas porque o nosso objetivo principal é a I Liga. E aí estamos atrasados. A nossa energia e frescura serão factores muito importantes."

Portugal pode ter três equipas nos oitavos da Champions: "Em Portugal estamos habituados a fazer muito com pouco, em comparação com outros campeonatos. Temos grandes treinadores, médicos, formação de qualidade, gente que trabalham muito bem e isso revela o nível que temos. Mas temos de melhorar o nosos campeonato, a nossa organização. E aqui ainda não temos a figura do investidor e isso leva-nos a perder os nossos melhores jogadores, a perder nível e a formar outros jogadores. Mas em termos de tudo o que está ligado ao futebol, somos bastante bons."

Que problemas pode provocar o Aoruca? "Quanto mais as equipas vão ganhando pontos, não apenas com vitórias mas também com empates, ficam mais livres na tabela. As últimas duas equipas classificadas estão com muita dificuldade em conquistar pontos, o que dá mais tranquilidade a estas equipas que têm muito bons jogadores e treinadores e lhes permite demonstrar que não precisam de lutar pelo ponto para sobreviver e procurarem algo mais. Isso ajuda as equipas a desenvolverem-se. O Arouca é muito perigoso nas transições e é uma característica muito importante no nosso campeonato. O Antony é muito forte nisso e os dois avançados também. O David Simão e o Alan Ruiz têm formação nos grandes e jogam muito bem com a bola. Quanto mais as equipas se vão libertando dessa pressão dos pontos, vão jogando melhor. Contra o Sporting e outros grandes não têm essa responsabilidade."

Gestão do plantel: "Se formos pensar em poupar ou meter os mesmos, não vamos ganhar nem um nem outro jogo. Da última vez que tivemos esta sequência de jogos, só pecamos diante do Boavista onde devíamos ter feito melhor. Mas não foi a sequência em si que provocou cansaço. Tivemos pouco tempo de preparação, o Tottenham teve mais tempo e não se notou a diferença [em campo]. Temos de ganhar ao Arouca e depois pensar no Eintracht Frankfurt. A prioridade é vencer o Arouca porque isso dá uma energia extra para o próximo jogo."

O Arouca-Sporting está agendado para às 20h30 de sábado, no Estádio Municipal de Arouca.