O Benfica ainda não o sabia quando o árbitro do encontro em Guimarães apitou para o final da partida, mas a vitória não valeu apenas três pontos: valeu o aumento da vantagem na liderança da tabela para seis pontos. Os 'encarnados' estão agora muito bem encaminhados na busca do 'tetra' e podem gabar-se de terem conquistado o 'Castelo' com um triunfo convincente.

O jogo:

Com Jonas e Salvio de regresso, o Benfica conseguiu fazer frente ao difícil ambiente do D. Afonso Henriques com um futebol mais perfumado e, ao mesmo tempo, eficaz. A equipa vimaranense ainda assustou no arranque, através de Soares, mas o Benfica demonstrou mais clarividência na construção de jogadas ofensivas e o regressado Salvio fez a diferença logo no primeiro golo do jogo.

O argentino protagonizou um grande lance a partir do lado direito, ultrapassando Konan com um túnel, e assistiu da melhor maneira o brasileiro Jonas, que demonstrou estar de volta à sua melhor forma depois de ultrapassada a lesão. O 'Pistolas' só teve mesmo de puxar o gatilho e abrir o marcador.

Mesmo sem Fejsa no meio-campo - o sérvio foi substituído por lesão logo aos 17 minutos - os 'encarnados' continuaram a construir bem a partir do meio-campo e chegaram ao segundo golo ainda antes do intervalo, num lance com alguma polémica à mistura. Soares sofreu falta de Lindelof e ficou caído no relvado, mas Nuno Almeida concedeu a lei da vantagem. O Benfica, porém, recuperou de imediato a posse de bola e, num lance de contra-ataque veloz, Jonas assistiu Mitroglou com grande qualidade e o grego encostou para o segundo. A preponderância de Jonas no ataque benfiquista era já por demais evidente.

O V. Guimarães procurou reagir no segundo tempo, mas a equipa de Rui Vitória soube sempre gerir a vantagem da melhor forma e o triunfo nunca esteve em real risco. Um triunfo valioso que deixa a equipa mais próxima do sonho de revalidar o título nacional.

O momento do jogo:

O primeiro golo do Benfica: com apenas 19 minutos de jogo, Salvio voltou a mostrar a sua melhor versão com uma grande jogada a partir da direita. Serviu Jonas, que só teve de encostar e encaminhar os 'encarnados' para o eventual triunfo.

Os melhores:

Jonas: o avançado brasileiro afastou por completo os 'fantasmas' da lesão que por tanto tempo o deixaram indisponível para Rui Vitória. Em Guimarães voltou às suas grandes noites, sendo sempre uma seta apontada à baliza de Douglas. Jogou, deu a jogar, marcou e deu a marcar. Não se podia pedir muito mais.

Salvio: regressado ao 'onze' do Benfica, tendo também ultrapassado a sua lesão, o argentino demonstrou toda a sua criatividade no primeiro golo, no qual serviu Jonas 'de bandeja'. Aos 86 minutos esteve ainda próximo do golo, que teria sido um bom prémio para a sua exibição.

As reações:

Pizzi: "Foi uma excelente vitória e um bom espetáculo"
Rui Vitória: "Tivemos aqui um excelente espetáculo"
Josué: "O Benfica foi mais forte"
Pedro Martins: "Nós prometemos um bom espectáculo e acho que o fizemos"

Curiosidades:

- O V. Guimarães não perdia em casa desde a primeira jornada.
- O Benfica conseguiu o seu quinto jogo consecutivo sem perder em Guimarães. Também não sofre golos na Cidade Berço há cinco jogos.
- Pela primeira vez desde que Rui Vitória chegou ao Benfica, os 'encarnados' somaram seis jogos sem sofrerem golos.
- Rui Vitória chegou aos 50 jogos na Liga enquanto treinador do Benfica.
-

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.