Resumo do jogo: tinha tudo para ser simples, mas este Gil Vicente mostra que o futebol não é só 11 contra 11

Os instantes iniciais do desafio foram atribulados, com o Gil Vicente a ver a sua prestação condicionada logo aos três minutos, com a expulsão de Vítor Carvalho, com vermelho direto, após derrubar Taremi, à entrada da área.

Em desvantagem numérica, os barcelenses acabaram por se expor cedo à maior pressão do FC Porto, que se apresentou para este desafio com quatro alterações em relação a último jogo, frente à Lazio, em Roma, para a Liga Europa, com Bruno Costa (lesionado), Pepe, Uribe (castigados) e Toni Martínez, a darem lugar a João Mário, Fábio Cardoso, Eustáquio e Evanilson.

No entanto, o ascendente territorial dos ‘dragões’ não se traduzia em oportunidades claras de golo, e com muitas dificuldades na construção final.

Os barcelenses, por seu turno, não encolheram com a contrariedade da expulsão, e mostrando a razão de serem a equipa ‘sensação’ do campeonato, mantinham o adversário em alerta, quando imprimiam velocidades nos contra-ataques. Os azuis e brancos repetiram a entrada forte no reatamento, mas desta feita com maior objetividade na altura na finalização.

O espanhol Fran Navarro, aos 62 minutos, marcou o golo do Gil Vicente, que ficou reduzido a 10 jogadores por expulsão de Vítor Carvalho, com cartão vermelho direto, aos três, enquanto o brasileiro Evanilson, aos 66, empatou para os ‘azuis e brancos’.

Os dragões fizeram então um intenso ‘raide’ à baliza gilista, em busca da reviravolta, criando inúmeras oportunidades de perigo, entre as quais duas bolas aos ferros, por Francisco Conceição e Taremi, mas, a jogar com o ‘coração’, não conseguiram quebrar a intensa barreira defensiva contrária, fazendo o 1-1 prevalecer até ao final.

Veja o resumo em vídeo

O momento: o belo golo de Fran Navarro

A jogar reduzido a dez elementos desde o minuto 2, a formação orientada por Ricardo Soares mostrou-se com alma desde a defesa até ao ataque, resultando num bonito golo aos 62 minutos, com mérito para Fran Navarro, que o concluiu de forma magistral. O avançado espanhol é agora o jogador com mais golos marcados ao serviço do Gil Vicente numa edição da I Liga.

As melhores imagens da partida

As figuras: a atitude do Gil Vicente e a solidariedade para com o povo ucraniano

Uma sólida barreira defensiva 'made in Barcelos', construída pelo engenheiro Ricardo Soares, que soube ler muito bem a partida à medida que iam passando os minutos. Contudo, não se limitou a defender, este Gil Vicente, órfão de um jogador, atacou como pôde. E fê-lo muito bem. A partir de hoje deixaremos de adjetivar o Gil Vicente como 'surpreendente', fruto do sólido quinto lugar conquistado ao longo das 24 jornadas disputadas. Deixa de ser surpresa, para ser um das equipas com o melhor futebol na I Liga 2021/22.

Os jogadores titulares das duas equipas abraçaram-se durante o alinhamento prévio ao encontro, enquanto se ouviam aplausos dos espetadores, que, num dos lados, mostraram uma tarja com a mensagem “Stop the war” [Parem a guerra]. Nos ecrãs gigantes do estádio foi também colocada uma imagem da bandeira da Ucrânia.

A polémica: expulsão de Vítor Carvalho aos dois minutos

A expulsão de Vítor Carvalho surgiu logo no primeiro lance da partida. O médio do Gil Vicente travou Evanilson quando este corria isolado para a baliza adversária. O árbitro Manuel Mota foi perentório a mostrar o cartão vermelho direto ao jogador de Barcelos.

As reações

Conceição sobre o jogo: "Podíamos e deveríamos ter feito mais", Evanilson disse que o desgaste não é desculpa

Ricardo Soares: "Não há palavras para descrever o orgulho que tenho nos meus jogadores"