No domingo, o Sporting volta a jogar em Vizela, mais de 38 anos depois de ter vencido por 5-2, na única deslocação ao terreno do clube minhoto.
Depois da derrota nos Açores na última jornada, à qual já se seguiu uma goleada ao Leça (4-0), do quarto escalão, na Taça de Portugal, o Sporting tenta regressar aos triunfos no campeonato, em casa do Vizela, 12.º posicionado, eliminado pelo FC Porto na prova 'rainha' (3-1) e no meio de um surto do coronavírus.
Para este encontro, o treinador Rúben Amorim ainda não deve contar com Jovane Cabral, a recuperar de lesão, enquanto Pedro Porro está em dúvida, devido a problemas físicos.
Guia de forma
A 06 de agosto, o Sporting iniciou a defesa do título de campeão nacional com um triunfo sobre o recém-promovido Vizela por 3-0. Depois de uma primeira parte em que até falhou um penálti, a formação de Rúben Amorim embalou para um triunfo confortável no segundo tempo.
O Vizela chega a este encontro após duas derrotas consecutivas, tendo perdido três dos quatro últimos jogos.
Já o Sporting venceu seis dos sete últimos jogos. Com dez golos sofridos, os campeões nacionais têm a melhor defesa desta edição do campeonato.
Nas duas últimas jornadas, a equipa de Rúben Amorim sofreu um total de cinco golos e marcou em todos os jogos realizados nesta edição do campeonato.
O Sporting marca há 20 jogos (todas as competições): nos 30 jogos realizados esta época, os leões só não marcaram por uma vez.
Histórico de confrontos
Na I Liga realizaram-se três jogos entre as duas equipas, com três triunfos do Sporting. No Estádio do Vizela, o Sporting apresenta vantagem, tendo vencido os dois jogos lá realizados.
O Vizela e Sporting já se defrontaram por sete vezes e os leões venceram os sete jogos. O único encontro disputado entre as duas equipas em casa do Vizela foi em 1984-85, com vitória clara do Sporting por 2-5.
O emblema leonino marcou sempre, pelo menos, dois golos em cada jogo realizado frente ao clube nortenho. O último jogo entre as duas equipas em casa do Vizela foi em 2014-15, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Num encontro realizado em Moreira
de Cónegos, o Sporting venceu por 2-3.
Na primeira volta desta edição da I Liga, o Sporting venceu por 3-0.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting
O treinador Rúben Amorim disse esperar um Vizela mais forte do que na primeira volta da I Liga de futebol, mas que o Sporting precisa de vencer, numa fase da época em que perdeu a liderança. Na conferência de antevisão, Rúben Amorim assinalou a importância da vitória, mas voltou a abordar a necessidade de a equipa jogar melhor e ser mais agressiva.
Álvaro Pacheco, treinador do Vizela
O treinador do Vizela, Álvaro Pacheco, disse que ambiciona uma subida de rendimento entre a primeira e a segunda volta da I Liga. Após os 16 pontos somados na primeira metade do campeonato, que vale o 12.º lugar, a equipa minhota quer acabar com as “oscilações” de desempenho e elevar o seu “crescimento” coletivo para “outro patamar”, de forma a alcançar maior “regularidade pontual”, salientou o técnico.
Comentários