O Benfica recebe este sábado o Casa Pia em partida relativa à 19ª jornada da primeira liga. Depois de três incontestáveis vitórias fora de portas, os encarnados regressam à Luz para defrontar aquela que é considerada a 'equipa-sensação' do campeonato.
O clube da Luz leva quatro vitórias nos últimos cinco jogos, tendo apenas empatado diante do rival Sporting no último jogo disputado em casa, jogo que também coincidiu com a última vez que as águias sofreram golos. Este também será o primeiro jogo em casa após a saída de Enzo Fernández para o Chelsea, faltando assim saber se Roger Schmidt continuará a apostar na mesma dupla de meio-campo que alinhou em Arouca.
Do outro lado vai estar um Casa Pia que ocupa um excelente quinto lugar na tabela classificativa, e que procura reforçar a sua posição para manter à distância os mais diretos adversários na luta pela Europa. Os casapianos criaram muitas dificuldades à equipa da Luz na primeira volta, e já roubaram pontos a FC Porto e SC Braga esta época.
Não são assim esperadas facilidades para o líder do campeonato quando receber o atual quinto classificado.
Momento de forma
O Benfica apresenta um registo de oito vitórias, uma derrota e um empate nos últimos dez jogos. Se atentarmos apenas aos jogos disputados na Luz, os encarnados apresentam um registo quase perfeito, tendo perdido pontos apenas diante do Sporting.
Nos últimos três jogos o Benfica somou três vitórias fora de casa diante de Santa Clara, Paços de Ferreira e Arouca, registando oito golos marcados e nenhum golo sofrido.
Já o Casa Pia tem cinco derrotas, quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates nas últimas dez partidas. Este registo melhora se verificarmos que, nas onze deslocações esta temporada, os 'gansos' somam sete triunfos, duas derrotas e dois empates, um registo melhor do que o verificado no seu próprio reduto.
Os comandados de Filipe Martins somam duas derrota se uma vitória nos últimos três jogos. O triunfo foi alcançado diante do Santa Clara na última jornada, com o golo da vitória a ser alcançado já em período de descontos.
Histórico de confrontos
A partida de sábado constituirá apenas o quarto embate entre Benfica e Casa Pia em partidas para o campeonato, e a segunda realizada no Estádio da Luz. As águias têm um registo cem por cento vitorioso diante dos 'gansos', tendo vencido os três jogos diante dos casapianos.
A mais expressiva ocorreu na temporada 1938/39. No antigo Campo das Amoreiras, os encarnados venceram por esclarecedores 10-1. O último embate ocorreu na 2ª jornada do atual campeonato; os encarnados venceram por 0-1 , graças a um golo de Gonçalo Ramos, numa partida ainda disputada no Estádio Magalhães Pessoa.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "O Casa Pia está a jogar muito bem. São organizados, defendem muito bem, não dão muito espaço ao adversário. São muito perigosos no ataque. Espero um jogo difícil, mas estamos em boa forma, temos muita confiança e estamos felizes por jogar em casa. Queremos mostrar um bom jogo aos nossos adeptos. Precisamos dos três pontos"
Filipe Martins, treinador do Casa Pia: "A meta que temos na cabeça é atingir rapidamente os 36 pontos e, depois, continuar a desfrutar do campeonato, jogo a jogo e sem medo de nada. Se pudermos ficar em quinto, como estamos agora, obviamente que não vamos facilitar. Vamos tentar fazer o melhor possível, mas, neste momento, a meta pontual é atingir 36 pontos"
O árbitro
André Narciso foi o árbitro escolhido para apitar a partida entre Benfica e Casa Pia. O juiz setubalense será auxiliado por André Campos e Francisco Pereira, enquanto que Vasco Santos será o responsável pelo vídeo-árbitro.
É a primeira vez esta época que André Narciso apita um jogo, quer de Benfica, quer de Casa Pia em jogos a contar para o campeonato.
Recorde-se que o árbitro esteve presente na vitória dos 'gansos' sobre o Valadares Gaia na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo também apitado o Benfica-Penafiel da fase de grupos da Taça da Liga. Em ambos os casos a vitória sorriu a águias e casapianos.
Acompanhe todas as incidências desta partida AO MINUTO aqui no SAPO Desporto
Comentários