O Benfica recebe esta sexta-feira o GD Chaves, em jogo relativo à 27ª jornada da Primeira Liga. Antes de uma semana que se poderá revelar decisiva no que toca, não só à Taça de Portugal, mas também relativamente às contas do título, os encarnados recebem os transmontanos, equipa que nunca conseguiu sair da Luz com os três pontos.

Contudo, e apesar do domínio praticamente total dos encarnados diante da formação flaviense, os comandados de Roger Schmidt não devem assumir que os três pontos estão assegurados à partida já que, apesar de estar em luta acesa pelo título, o Benfica terá pela frente um GD Chaves absolutamente desesperado por pontos e que vê o espectro da despromoção cada vez mais próximo.

Momento de forma

O Benfica chega a esta partida numa aparente ascensão em termos de resultados. Depois de três jogos sem vencer, e que incluíram derrotas contra Sporting e FC Porto, os encarnados registaram três triunfos consecutivos, dois para o campeonato e um para a Liga Europa, e que ditou a passagem das águias aos quartos de final da prova.

Nas últimas dez partidas, o Benfica regista seis vitórias, dois empates e duas derrotas, contudo, se olharmos apenas para o campeonato, verificamos que o panorama melhora para os comandados de Roger Schmidt, com oito triunfos nos últimos dez encontros.

Contudo, e apesar dos resultados positivos, o nível exibicional dos encarnados não parece convencer os adeptos, que apontam a Roger Schmidt grande parte da responsabilidade. Exemplo disso mesmo são os assobios ouvidos sempre que o nome do treinador alemão é anunciado aquando da divulgação da constituição do onze dos jogos mais recentes.

Para além de uma vitória, os adeptos esperam que a equipa possa mostrar mais qualidade em termos futebolísticos, para que possa assim encarar o fulcral duplo confronto diante do rival Sporting da próxima semana com outro ânimo.

Mas do outro lado está um Desportivo de Chaves que pode encontrar forças numa procura cada vez mais desesperada por pontos que lhe permitam fugir ao último lugar da classificação. A salvação está nesta altura a seis pontos de distância, quando faltam oito jornadas para o final do campeonato.

Os transmontanos pareciam ter encetado uma recuperação quando venceram o Boavista na 22ª jornada, pondo assim fim a um ciclo de nove jogos sem triunfos; contudo, a tal resultado seguiram-se duas derrotas e um empate, que afundaram ainda mais os flavienses na tabela.

Uma visita à Luz, onde nunca conseguiram vencer, pode não vir na melhor altura para o Desportivo de Chaves, contudo, uma eventual conquista de pontos diante das águias poderá dar um ímpeto extra aos flavienses para se manterem à tona.

Histórico de confrontos

A partida desta sexta-feira constitui o 39º embate entre Benfica e GD Chaves. Olhando para a totalidade de encontros entre as duas equipas, o domínio encarnado é notório, com 30 vitórias, contra apenas 4 dos flavienses. Uma diferença que se mantém se atentarmos apenas a jogos relativos ao campeonato, onde as águias somam 27 triunfos, contra os mesmos 4 do adversário.

Esta discrepância sobe de tom, contudo, se tivermos em conta encontros realizados no Estádio da Luz; aí a hegemonia benfiquista é quase total, com 15 vitórias e apenas dois empates, curiosamente ambos obtidos em épocas consecutivas (1986/87 e 87/88).

Para além de ainda não ter conseguido vencer em casa dos encarnados, o GD Chaves terminou em branco os últimos três encontros. Renan Bressan foi o autor do último golo dos transmontanos na Luz, na época 2016/17, na derrota por 3-1.

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Estamos há oito ou nove meses a preparar esta fase decisiva da temporada"

Moreno Teixeira, treinador do GD Chaves: "Dentro do grupo de trabalho há este acreditar de que é possível e queremos muito pontuar”

O árbitro

Hélder Malheiro foi o escolhido para apitar esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa será auxiliado por Hugo Coimbra e Gonçalo Freire. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Luís Ferreira e Luís Costa.

Será a quarta vez que o juiz de Ferreira do Zêzere dirige um jogo do Benfica para o campeonato esta época. Hélder Malheiro esteve presente nas vitórias dos encarnados em Portimão, na Amadora, e, curiosamente, no jogo da primeira volta entre estas duas equipas em Trás-os-Montes, onde as águias também venceram, sendo precisamente esse o único jogo dos flavienses por ele apitado esta temporada.