Seis jogos, seis vitórias, liderança isolada com os dois rivais a quatro pontos, 16 golos marcados e três sofridos. Dificilmente o Benfica poderia pedir um melhor arranque nesta edição da I Liga.

Mas à sétima jornada chega o primeiro grande teste nesta edição da Liga, frente ao V. Guimarães no estádio D. Afonso Henriques. Um adversário que certamente, perante o seu público, tentará somar pontos frente ao atual líder do campeonato.

Na última partida do campeonato os encarnados venceram o Boavista por 3-1, com golos de Darwin (2) e Weigl. O V. Guimarães empatou na deslocação ao terreno do Arouca (2-2). Ricardo Quaresma começou por dar vantagem ao Vitória, Tiago Silva dilatou a vantagem, contudo os vitorianos deixaram-se empatar depois dos tentos de Dabbagh e Pité.

Guia de forma

11 jogos sem conhecer o sabor da derrota e apenas dois empates, o último frente ao Dínamo de Keiv na Liga dos Campeões. Na Liga, como recordámos, os encarnados somaram seis triunfos e lideram o campeonato sem cederem qualquer ponto. O Vitória de Guimarães ocupa o 10.º lugar da tabela, depois de ter somado uma vitória, quatro empates e uma derrota. Ainda assim, a equipa orientada por Pepa está motivada depois de ter vencido o SC Covilhã (0-2) para a Taça da Liga. No campeonato empatou as últimas três partidas frente ao Arouca (2-2), Belenenses SAD (0-0) e SC Braga (0-0).

Histórico

Em Guimarães, o Benfica domina por larga margem nos jogos para o campeonato. Em 73 partidas, o Benfica leva 43 vitórias contra 15 empates e apenas 18 derrotas, num histórico de duelos que teve início na longínqua época de 1941/42: São 134 golos marcados e 84 sofridos. Na temporada passada, os encarnados impuseram-se por 3-1 com tentos de Haris Seferovic (48´ e 58´) e um tento de Everton a fechar (90+1). Jorge Fernandes apontou o golo dos vitorianos (63´). O registo nos últimos anos tem sido muito favorável para as águias, com a equipa do Benfica a somar seis vitórias consecutivas. O último empate ocorreu na temporada de 2014/15, com um nulo. O último triunfo do V. Guimarães em casa foi em 2011/2012, 1-0, com um golo de Marcelo Toscano.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus, treinador do Benfica"Neste momento, o Benfica é 100 por cento vitorioso no campeonato e queremos somar a sétima vitória contra o Vitória de Guimarães, um adversário forte, com história no campeonato português. As equipas grandes são as que têm, além dos títulos, massa associativa, e o Vitória de Guimarães, com os três grandes mais o SC Braga é uma equipa com uma massa associativa muito fervorosa, muita paixão pelo clube e pela cidade"

Pepa, treinador do V. Guimarães: “[O Benfica] está muito forte na reação à perda e no processo defensivo. É sinónimo que concede poucas oportunidades de golo. Tem ‘vertigem’ e que consegue manter a posse de bola no meio-campo adversário, com várias dinâmicas. (…) Temos de ser iguais a nós próprios. Temos de ter bola, critério e ‘agredir’ muito o Benfica”

Arbitragem

Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o encontro entre V. Guimarães e Benfica.

O árbitro de 35 anos contará com Rui Teixeira e Valter Rufo como assistentes e Miguel Nogueira como quarto árbitro. André Narciso será o vídeoárbitro, com Paulo Brás a assistente.

O 77.º embate entre as duas equipas na casa do Vitória para o campeonato está agendado para o próximo sábado. A partida tem início às 18h00.