Esta segunda-feira, o Benfica recebe o Rio Ave no Estádio da Luz, a partir das 19h00, em jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato nacional de futebol.

Este é o 64º encontro entre as duas equipas portuguesas, em todas as competições: 53 no campeonato nacional, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e uma na Supertaça. A balança cai para o lado do Benfica, que saiu vitorioso em 48 jogos. O Rio Ave venceu cinco vezes e os restantes onze jogos terminaram empatados.

A forma das equipas

O Benfica chega a este encontro depois da eliminação nos 16 avos de final da Liga Europa frente aos ingleses do Arsenal e sob uma forte onda de contestação.

Além disso, na I Liga, os encarnados ocupam o 4º lugar com 39 pontos (11 vitórias, seis empates e três derrotas), depois de na jornada anterior terem empatado a zeros no reduto do Farense.

Por seu lado o Rio Ave perdeu na última ronda do campeonato nacional, por 1-0, na receção ao Famalicão e está em 9º lugar com 22 pontos (cinco vitórias, sete empates e oito derrotas).

Histórico de confrontos

No Estádio da Luz, o Benfica já recebeu o Rio Ave 29 vezes e tem um registo praticamente limpo. Os vilacondenses nunca venceram na casa dos encarnados e conseguiram apenas quatro empates. Além disso, os últimos cinco jogos só deram Benfica.

O encontro mais recente entre os dois emblemas aconteceu em janeiro do ano passado a contar para os quartos de final da Taça de Portugal e terminou com uma vitória do Benfica por 3-2. Cervi e Seferovic (2x) marcaram para os encarnados, enquanto Piazón e Taremi reduziram para os vilacondenses.

Meses antes, em novembro de 2019, os dois clubes tinham já marcado encontro na 10ª jornada do campeonato nacional. O Benfica saiu vitorioso da partida, por 2-0, com golos de Rúben Dias e Pizzi.

A partida anterior remonta a janeiro do mesmo ano. Na altura, a contar para a 16ª jornada da época 2018/2019, o Rio Ave de Daniel Ramos perdeu por 4-2. Dois 'bis' de João Félix e Seferovic deram a vitória à equipa da casa, enquanto Gabrielzinho e Bruno Moreira fizeram os golos do Rio Ave.

Antes disso, em setembro de 2018, o Benfica tinha recebido os vilacondenses, na altura treinados por José Gomes, em jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga. Os encarnados venceram por 2-1, com golos de Toto Salvio (g.p.) e Rafa Silva. Na altura, Carlos Vinícius marcou o golo do Rio Ave.

Já em fevereiro de 2018, os vilacondenses foram goleados na Luz. Em jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato nacional, o Benfica de Rui Vitória bateu o Rio Ave de Miguel Cardoso por 5-1. Jardel, Pizzi, Jardel, Rúben Dias e Raúl Jiménez fizeram os golos dos encarnados, enquanto Guedes marcou para os visitantes.

O quinto encontro entre as duas equipas foi na já longínqua temporada de 2016/2017. Nesse jogo, o Benfica venceu por 2-0 a equipa treinada por Luís Castro. Num jogo a contar para a 15ª jornada do campeonato, Mitroglou e Pizzi fizeram os golos da vitória.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus (Benfica): "O Rio Ave é uma equipa que tem uma ideia de jogo que mudou com o Miguel Cardoso. É uma equipa com um contra-ataque muito forte, com jogadores que a maioria dos quais conheço bem. Já fui treinador deles. Vamos encontrar uma equipa super organizada, equipa que sai bem para o contra golpe e estamos preparados para esses momentos de jogo. Temos dado alguns sinais de melhoria e espero que isso amanhã [hoje] se confirme."

Miguel Cardoso (Rio Ave): "É natural que haja diferenças entre as equipas, mas temos de as reduzir ao máximo possível, através de um conjunto de mais-valias que temos de apresentar e as levar ao limite. O Benfica jogar com uma linha de três ou de quatro na defesa, não tem caráter diferenciado no nosso contexto ofensivo. Estamos preparados para diferentes cenários e essencial é saber o que temos de fazer."

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Algarve, para o encontro desta segunda-feira.

No Estádio da Luz, André Campos e Pedro Felisberto vão ser os assistentes e Marcos Brazão será o quarto árbitro.

António Nobre fica a cargo do VAR e vai contar com a assistência de Nélson Pereira (AVAR).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.