O Benfica desloca-se este sábado ao reduto do Portimonense, equipa que já venceu os 'encarnados' esta temporada, sendo que os comandados de Nélson Veríssimo estão proibidos de tropeçar novamente para não perderem (ainda mais) terreno para o duo da frente.
Com substancial atraso na luta pelo título, a 10 pontos do FC Porto, o Benfica ainda ‘sente’ a proximidade do segundo lugar, sobretudo após o recente deslize do Sporting na Madeira (empate 1-1 com o Marítimo). As ‘águias’ estão agora a quatro pontos dos ‘leões’ e nesta jornada defrontam o primeiro adversário que lhes tirou pontos na I Liga, quando o Portimonense foi à Luz vencer por 1-0 na oitava jornada.
Numa altura em aparenta ser uma equipa de duas caras, o Benfica chega a este duelo motivado pelo triunfo folgado diante do Vitória de Guimarães (3-0), com golos de Darwin (2) e Gonçalo Ramos. Ainda assim, a memória do empate no Bessa, depois de estar a vencer por 2-0, certamente servirá de alerta para nova deslocação dos encarnados.
Os regressos de Weigl e de Otamendi aos disponíveis, depois de terem cumprido castigo por acumulação de cartões amarelos, são boas notícias para Nélson Veríssimo. O médio defensivo alemão e o defesa central devem reentrar diretamente na equipa titular que entrará frente aos algarvios.
Do outro lado, está um Portimonense que não vence há quase três meses, desde 12 de dezembro, no triunfo fora diante do Moreirense. Seguiram-se quatro derrotas e seis empates, o último dos quais na visita ao Vizela (1-1). Ainda assim, a equipa de Paulo Sérgio posiciona-se no nono lugar, estando apenas a um ponto do sexto classificado, o Vitória e Guimarães.
Lazaar e Ricardo Matos, ambos lesionados, são ausência certas para a receção ao Benfica, num jogo em que Paulo Sérgio poderá fazer mudanças no esquema tático. Welinton Júnior é um forte candidato a entrar no onze ao lado de Fabrício, para encaixar no 3x5x2 já utilizado com sucesso está época frente às 'águias'.
Confronto direto
O saldo é amplamente favorável ao Benfica, sendo o jogo de hoje o 47.º confronto entre os dois clubes, no somatório de todas as provas (e o 36.º na I Liga). Os encarnados somam 36 triunfos, tendo a formação algarvia vencido em duas ocasiões e empatado nove vezes.
Para o campeonato português, o Benfica venceu três dos últimos cinco duelos até ao momento disputados entre as duas formações, com o Portimonense a levar a melhor em apenas um dos outros dois embates realizados durante esse mesmo período.
O último triunfo dos algarvios aconteceu na presente temporada, quando o Portimonense surpreendeu os encarnados na primeira volta, com um golo de Lucas Possignolo após um canto. Naquela altura, nada faria prever que o Benfica, que vinha de uma histórica vitória (3-0) sobre o Barcelona na fase de grupos da Champions, iria perder em plena Luz os primeiros pontos da época na I Liga e sofrer a primeira derrota de 2021/2022.
A outra vitória (2-0) aconteceu em janeiro de 2019, em Portimão, e acabaria por ditar a saída de Rui Vitória do comando técnico do Benfica.
O que dizem os treinadores
Paulo Sérgio (Portimonense): "Procurámos analisar bem as movimentações que o [Nélson] Veríssimo quer implementar – estarmos atentos a isso para não ser surpresa durante a partida para os nossos jogadores – e encontrar uma estratégia para pôr o Benfica em sentido. Para que não seja um treino de ataque de uma equipa e defesa para a outra. A nossa intenção é ter, a toda a hora, a baliza do Benfica nos nossos olhos."
Nélson Veríssimo (Benfica): "[Portimonense] É um adversário complicado, num campo tradicionalmente difícil. Um adversário com qualidade a atacar, mas também a defender, que não sofre muitos golos e faz boa circulação de bola. Vai ser um jogo difícil para nós, mas temos de estar focados, ter uma entrada forte e mostrar cedo ao que vamos. Temos de nos focar no nosso trabalho e impor o nosso jogo para trazer os três pontos, que são o principal objetivo."
O árbitro
Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado para dirigir a partida em Portimão. O juiz da AF Leiria vai ter Pedro Martins e Gonçalo Freire como assistentes e Ricardo Baixinho no papel de quarto árbitro. Tiago Martins estará no VAR, assistido por Pedro Felisberto.
O Portimonense-Benfica, da 25.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste sábado e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários