O Benfica desloca-se na noite desta segunda-feira ao Estádio João Cardoso onde vai defrontar o Tondela para a 21ª jornada da I Liga. O encontro está marcado para as 19h00.

Os encarnados, que ocupam o 3º lugar da prova com 44 pontos (menos seis que o Sporting e menos 12 que o FC Porto) procuram regressar às vitórias num terreno onde só sabem vencer. Enquanto o Tondela, 13º à entrada para esta ronda com 20 pontos, querem o segundo triunfo consecutivo.

Para este encontro, Nélson Veríssimo não conta com os lesionados Seferovic, Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho nem com João Mário, que testou positivo à COVID-19.

Não é certo que Gilberto e Roman Yaremchuk sejam opção depois de terem falhado o último jogo devido a uma amigdalite bacteriana e um traumatismo do globo ocular direito, respetivamente.

Já Pako Ayestáran tem sete ausências no plantel. Os lesionados Jota Gonçalves e Renat Dadashov, nem com Simone Muratore, por motivos pessoais. Já Modibo Sagnan, Pedro Augusto e Rafael Barbosa cumprem castigo depois de uma série de cartões amarelos.

A estes junta-se ainda Tiago Dantas, que não entra em campo por estar em Tondela emprestado pelo Benfica.

Guia de forma

O Benfica chega a este encontro depois de duas derrotas consecutivas - na final da Taça da Liga com o Sporting (2-1) e na receção ao Gil Vicente para a 20ª jornada (2-1).

Os encarnados não ganham há três jogos, no tempo regulamentar. Nos últimos cinco jogos, a equipa da Luz só venceu um deles nos 90 minutos. No entanto, o Benfica é a equipa com mais golos marcados (28) e menos sofridos (sete) em jogos fora de casa na I Liga.

Já o Tondela vem de uma vitória, na visita ao Portimonense (2-1), depois de três jogos sem vencer na I Liga. Nos últimos seis jogos, os tondelenses só perderam um e marcam há seis partidas consecutivas.

Por outro lado, em casa, o Tondela sofre golos há 11 jogos. A equipa de Pako Ayestáran tem a pior defesa da presente edição da I Liga com 40 golos sofridos.

Histórico de confrontos

Neste capítulo, o Benfica parte como claro favorito à vitória. Num total de 13 jogos entre as duas equipas, os encarnados venceram em 11 ocasiões (85%), contra apenas um triunfo dos tondelenses (3-2) e um empate (0-0), ambos em pleno Estádio da Luz.

A única vitória da equipa beirã remonta à temporada 2017/2018, quando um 'bis' de Miguel Cardoso e um golo de Tomané deram os três pontos aos visitantes. Pizzi e Salvio reduziram para o Benfica, mas sem sucesso.

Olhando apenas para os encontros disputados no Estádio João Cardoso, os encarnados levam uma vantagem ainda maior. Visto que, em seis jogos, a equipa da Luz soma seis vitórias.

De frisar que as duas equipas já se defrontaram na primeira volta da presente temporada, à 4ª jornada. No Estádio da Luz, os encarnados venceram por 2-1. Rafa Silva e Gilberto marcaram para as águias depois de Salvador Agra inaugurar o marcador para os tondelenses.

Na soma de todos os encontros entre as duas equipas, as 'águias' marcaram 32 golos, enquanto que o Tondela marcou apenas sete.

O que dizem os treinadores

Pako Ayestáran, treinador do Tondela: "Seria um erro da nossa parte pensar que um atual momento do Benfica poderia colocar-nos as coisas mais fáceis. Estamos cansados de ver equipas grandes passarem por momentos difíceis e todos sabemos que têm potencial e qualidade para trocar isso a qualquer momento".

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: "A resposta que temos de dar depois de um resultado negativo é ganhar. Fizemos a análise do jogo, sabemos o que aconteceu. Trabalhámos sobre aquilo em que não estivemos bem, e, agora, é orientar atenções para o jogo com o Tondela".

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou ao início da tarde de sexta-feira os árbitros para a 21.ª Jornada da I Liga. João Pinheiro foi o árbitro nomeado para o encontro no Estádio João Cardoso.

Tiago Costa e Luciano Maia vão auxiliar o árbitro da Associação de Futebol de Braga, enquanto João Casegas vai ser o 4º árbiro.

António Nobre vai desempenhar as funções de VAR, assistido por Nélson Pereira (AVAR).